Início do conteúdo

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo recebe exposição “Presença Negra”

Até 20 de outubro, as obras da exposição “Presença Negra no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS” estarão no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, da Universidade Federal de Pelotas (Malg/UFPel), para visitação do público. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 18h30min.

Com destaque para 53 artistas negros, as peças retratam temáticas como a noção da arte afro-brasileira, as intersecções entre relações sistêmicas da arte e raça, os processos de discussão decolonial em instituições culturais brasileiras, os mecanismos e estratégias para uma educação antirracista a partir da arte e o papel dos museus e das instituições na implementação de políticas e ações, sobretudo do Sul do Brasil.

A exposição estreou, originalmente, em maio, durante o 16º Festival Palco Giratório Sesc, ocupando todas as salas e galerias do primeiro andar do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, problematizando as ausências e invisibilidades de sujeitos negros na arte. O objetivo da mostra é ampliar a representatividade desses profissionais no programa curatorial do Museu, assim como em seu acervo artístico.

Em Porto Alegre, paralelo a mostra coletiva, que ficou aberta até 21 de agosto, a ação também realizou debates, cursos e a residência artística “IncorporAÇÕES e Cruzas Poéticas”, em parceria com o Sesc/RS e o RS Criativo, para aproximar artistas de diferentes regiões gaúchas e promover diálogos interdisciplinares sobre a temática. Depois de Pelotas, a próxima cidade a receber a exposição será Caxias do Sul.

Exposição “Presença Negra no MARGS”
Data: 02/09 a 20/10
Horário: Terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 18h30min
Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – Malg (Praça Sete de Julho, 180, Centro – Pelotas)
Atividade gratuita e aberta ao público em geral

*Fotos: Gustavo Vara / Ascom Prefeitura de Pelotas

Publicado em 06/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Exposição, malg, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.