Início do conteúdo

Cine UFPel tem sessão especial sobre a procura por identidade

Nesta sexta-feira (09), às 17h, tem sessão especial sobre a procura por identidade no Cine UFPel. Serão exibidos o longa “Limiar” e o curta “O trauma é brasileiro.DOC”. O Cine UFPel fica na Rua Álvaro Chaves, esquina com a Rua Lobo da Costa, no prédio da Agência da Lagoa Mirim (entrada pela Álvaro Chaves).

Em parceria com a plataforma Taturana, o Cine exibirá o longa-metragem “Limiar” (Coraci Ruiz, 2020), um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que registra a transição de gênero de seu filho adolescente, acompanhando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Por detrás da câmera, ela também passa pela ruptura de velhos paradigmas, enfrenta medos e desmantela preconceitos.

Antes do longa, haverá a exibição do curta “O trauma é brasileiro.DOC” (Castiel Vitorino Brasileiro, 2019). Propondo uma experiência de cura, Castiel apresenta uma cartografia que realizou no Morro da Fonte Grande, no Centro de Vitória – comunidade, onde a artista nasceu e passou a infância com a família. Nessas visitas, seja presencialmente ou por meio do acesso a algumas memórias, ela tem atualizado os saberes Bantu que organizaram o modo de vida aquilombado de seus familiares.

A entrada é gratuita e é obrigatório o uso de máscaras.

 

Publicado em 06/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Cine UFPel, Cinema, Comunidade.