Vice-reitora participa de evento do canal Futura com dirigentes de universidades

Em 26 de agosto último, ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), o 8º Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes de Universidades Parceiras do Canal Futura, emissora educativa mantida pelo grupo Globo. A vice-reitora da Universidade Federal de Pelotas, Ursula Silva, participou do evento representando a instituição.

Foram convidados ao evento as 83 universidades e institutos com os quais a Fundação Roberto Marinho, mantenedora do canal, mantém projetos em conjunto. A atividade também fez parte das comemorações dos 25 anos do Futura. A ideia, segundo a vice-reitora, era buscar junto aos reitores e demais lideranças uma atualização sobre as pautas e temas em evidência nessas instituições.

O tema que dominou as discussões partiu do questionamento sobre quem seriam os jovens que chegam à universidade brasileira hoje. Um dos pontos destacados por vários reitores é o fato da queda nas matrículas. Na UFPel, exemplifica Ursula, houve uma diminuição de 18% no período de reinício das atividades presenciais; ou seja, um a cada cinco estudantes da Universidade desistiram dos seus estudos nos últimos meses.

A vice-reitora relata que foram muitas as falas ressaltando a visão de que a instituição ‘universidade’ e até a própria educação estão sendo depreciadas na sociedade de hoje. A conclusão é que é preciso pensar num projeto de país que inclua a educação. “Não há país que se destaque no mundo onde não haja essa valorização”, pontua a vice-reitora.

Publicado em 05/09/2022, na categoria Notícias.