UFPel comemora Dia do Folclore com semana de atividades

Comemorado internacionalmente no dia 22 de agosto, data em que foi utilizado pela primeira vez o termo “folclore”, o Dia do Folclore também tem encontrado na Universidade Federal de Pelotas espaço para suas celebrações. A programação, no entanto, não ficou presa apenas a data comemorativa, mas está se estendendo ao longo desta semana, de 22 a 26 de agosto, na 11ª Semana do Folclore e dos Saberes Populares, trazendo reflexões e práticas guiadas pelo tema “Saberes e fazeres populares”.

“Estamos muito felizes com o envolvimento do público”, diz o professor Marco Aurélio Souza, do Núcleo de Folclore da UFPel (Nufolk), entidade promotora do evento. Para o pesquisador Thiago Amorim, também integrante da equipe do núcleo, essa participação evidencia o caráter extensionista do grupo. Amorim destaca que realizar atividades como a Semana do Folclore e dos Saberes Populares têm o objetivo de reconhecer as formas populares de saberes e fazeres, que possuem tanto valor quanto aquelas acadêmicas. “Temos de ser uma universidade ensinante, mas também aprendente”, pontua o pesquisador.

De acordo com Souza, a ideia foi contemplar diversos aspectos da cultura popular, colocando diversas expressões na programação. A agenda foi aberta na segunda-feira (22) com um ritual de oferendas à Pachamama, a mãe-terra, rito ligado aos povos originários das Américas, realizado no Campus Anglo. Já na terça, foi realizada uma oficina de vivências carnavalescas, em parceria com a escola de samba Academia do Samba e com o bloco burlesco Bafo da Onça. Danças ciganas foram o foco da atividade na quarta-feira.

Nesta quinta (25), ocorrerá a roda de conversa “Tradição, Memória e Natureza”, enquanto na sexta-feira (26), haverá programação no Cine UFPel, com a projeção da performance de videodança “Kaô – Da Cor e da Terra”, da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, onde também ocorrerá o lançamento do 5º Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas. Para finalizar a semana de celebração, em 27 de agosto, às 15h, o projeto Folclore e Educação da UFPel ministrará oficina sobre brincadeiras folclóricas, na Associação Fraget, localizada na rua Jornalista Carlos Andrade, 260, no bairro Fragata.

Publicado em 25/08/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Extensão, Extensão e Cultura, Núcleo de Folclore.