UFPel adquire plataforma para gestão estratégica da pesquisa e pós-graduação

Com o objetivo de apoiar a gestão dos programas de pós-graduação, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) adquiriu com recursos próprios da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) a Plataforma Stela por um período de 3 anos. A plataforma possibilita a obtenção de 150 indicadores que auxiliam no planejamento e avaliação das atividades de Pesquisa e Pós-Graduação.

A plataforma Stela possui duas ferramentas: a StelaPG, com indicadores da pós-graduação e a Stela Experta, voltada à análise do desempenho da pesquisa. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávio Demarco, a aquisição da plataforma é um esforço da gestão para consolidar os programas de pós-graduação e a pesquisa da Universidade. “É uma iniciativa para que os programas tenham uma ferramenta funcional para sua autoavaliação e planejamento possibilitando a avaliação do desempenho dos programas comparativamente aos similares na região, facilitando ainda o estabelecimento de conexões entre os pesquisadores das diferentes áreas”, explicou.

Para o coordenador de Pós-Graduação da UFPel, Rafael Vetromille-Castro, os 150 indicadores possibilitam visualizar os pontos fortes e fracos dos programas de pós-graduação, ajudando assim na autoavaliação e no planejamento das ações de cada programa. “A Capes tem reforçado a importância destes dois aspectos na avaliação dos programas. Desta forma, uma boa autoavaliação e um bom planejamento será fundamental para que os programas subam de nota. Além disso, a plataforma dará suporte para eventuais recursos nas avaliações da Capes”, disse.

Já o coordenador de Pesquisas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Corrêa, afirmou que a plataforma oferece uma visão ampla do que a instituição está fazendo em termos de pesquisa. “Ela permite avaliar a produção acadêmica da Universidade como um todo e detalhada por área, possibilitando uma análise minuciosa do conhecimento que a UFPel vem produzindo, proporcionando planejar ações futuras”, informou.

Treinamento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) realizou no dia 12 de agosto, treinamento com os coordenadores de Pós-graduação da UFPel, para utilização da Plataforma Stela.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade, Edinalvo Camargo, qualificou a interface da plataforma como amigável, facilitando o uso pelos gestores. “Além disso, pelo treinamento observamos que a ferramenta será estratégica para o planejamento, acompanhamento e entendimento da evolução interna de cada programa da UFPel”, afirmou.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Márcio Santos da Silva, que participou do treinamento, a plataforma Stela é uma ferramenta útil e ampla. “A ferramenta veio fornecer um importante suporte aos programas, especialmente neste momento de incertezas e mudanças nos cenários da pós-graduação no Brasil”, disse.

Publicado em 18/08/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Pesquisa, Pós-graduação, PRPPG.