Início do conteúdo

Laboratório Aberto de Conservação e Restauração terá visitas guiadas por Dia do Patrimônio

O Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais realizará, de sexta-feira (19) a domingo (21), atividades de visita guiada aos seus espaços, instalados no Museu do Doce da UFPel. A ação integra a programação Dia do Patrimônio em Pelotas.

Na ocasião, será apresentada a exposição “História e Memórias do RS a partir da restauração de uma obra de arte”, focada no projeto de restauração da obra “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha”, de Helios Seelinger. A intervenção foi conduzida pelo laboratório nas dependências do Museu do Doce.

A visita guiada mostrará uma série de textos, imagens e objetos que falam sobre a história do artista e do seu trabalho, bem como sobre todas as etapas da restauração realizada para que a pintura pudesse novamente ser vista pelo público, em exposição no museu da praça Coronel Pedro Osório desde maio deste ano. Nesse sentido, são explorados, no que diz respeito ao quadro, seus aspectos históricos, estéticos, institucionais e patrimoniais.

O público também terá a oportunidade de compreender as etapas de um projeto dessa dimensão, ou seja, desde aspectos logísticos, como exames e procedimentos prévios preparatórios, até ações propriamente ditas de conservação e de restauração das obras. Estarão disponíveis, por exemplo, ferramentas e materiais para restauração contextualizados, vídeos e materiais de cunho pedagógico, exames e demonstrações sobre como se deu a reintegração pictórica da pintura e de sua imponente moldura, dentre outros aspectos.

A atividade ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de agosto, das 10h às 18h, no Museu do Doce da UFPel, localizado na praça Coronel Pedro Osório, Casarão 8. A entrada é gratuita.