Hospital Escola cria Centro de Simulação Realística

Um espaço totalmente inovador inicia suas atividades no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel): o Centro de Simulação Realística (CSR). Destinado aos acadêmicos da área da saúde em nível de graduação, pós-graduação, residência e também aos trabalhadores da instituição, permitindo o desenvolvimento de habilidades assistenciais, utilizando a simulação realística.

Foram criados ambientes que reproduzem setores importantes do hospital, por meio de uma estrutura organizada, que almeja a vivência acadêmica nos mais diversos cenários. O CSR se baliza pelo ensino ético, com metodologias ativas, onde os discentes têm a oportunidade de vivenciar experiências do dia a dia hospitalar. A estrutura contempla bloco cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo adulto, enfermaria clínica, cenário de sala de parto e recepção do recém-nascido.

O agendamento deve ser feito com antecedência mínima de sete dias da data do uso, pelo sistema de agendamento de salas no site do HE. Após solicitação, será necessário preencher um formulário com todas as informações pertinentes para o andamento adequado da prática simulada, que terá duração de 50 minutos.

São permitidos oito alunos e um professor nos laboratórios por vez, acompanhados sempre de um monitor. Não é permitida a entrada de alimentos, mochilas e materiais pontiagudos, bem como o uso do celular.

AULAS DISPONÍVEIS NO CSR:

– Higienização das mãos;

– Coleta do teste do pezinho;

– Realização de medidas antropométricas em crianças;

– Administração de oxigênio por máscara de venturi;

– Ventilação com ressuscitador manual auto inflável (AMBU) em adultos;

– Administração de oxigenoterapia por máscara sem reinalação (MÁSCARA DE HUDSON);

– Sondagem vesical de demora feminina;

– Higienização do dispositivo coletor de estoma intestinal;

– Punção de acesso venoso periférico;

– Retirada de acesso venoso periférico;

– Prevenção de lesão por pressão;

– Aspiração de vias aéreas;

– Higiene bucal em pacientes em ventilação mecânica;

– Cuidados de enfermagem ao recém nascido em sala de parto;

– Avaliação antropométrica do paciente adulto e idoso;

– Sondagem: Oro, nasogástrica e nasoentérica;

– Reanimação cardiopulmonar (RCP);

– Reanimação de recémnascido;

– Simulação de parto;

– Intubação recém nascido;

– Intubação adulta;

– Verificação de pressão arterial;

– Verificação de sinais vitais;

– Inserção de cânula de traqueostomia;

– Aspiração de cânula de traqueostomia;

– Manejo com o paciente;

– Realização de eletrocardiograma;

– Realização de enema em adulto;

– Realização de enema em criança;

– Realização de banho de leito no adulto;

– Administração de dietas, soluções e outros por sonda nasogástrica, oro gástrica e nasoentérica.

Publicado em 17/08/2022, na categoria Destaque.
Marcado com as tags EBSERH, Hospital Escola.