Novo prédio unifica atividades da Faculdade de Meteorologia

“Esse espaço é mais que um imóvel, é a renovação de esperanças, desafios e metas”. Assim definiu o diretor da Faculdade de Meteorologia (FAMET), Fabrício Harter, a entrega do novo prédio destinado à unidade, aberto oficialmente ao uso na última terça-feira (9). A nova edificação reunirá, finalmente, as atividades da FAMET, sejam elas dos cursos de graduação e pós-graduação ou do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas, este que ainda funcionava na antiga sede, junto ao Câmpus Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Tal mudança era esperada desde a cedência dos espaços do antigo Conjunto Agrotécnico, que, à época pertencia à Universidade e abrigava em seus espaços a estrutura do centro de pesquisas, ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, para a formação do IFSul. O acordo incluía uma transferência de valores interna do Ministério da Educação, do setor de educação tecnológica para a área de educação superior, para que uma estrutura nova fosse construída no Câmpus Capão do Leão, de forma a abrigar os setores que lá funcionavam. Foram anos de negociações para que, enfim, a verba fosse destinada e usada para concluir a obra.

A edificação, localizada no final da rua principal do Câmpus Capão do Leão, tem três pisos. O térreo conta com um espaçoso auditório e, no restante de sua área, abriga salas de aula a serem compartilhadas com as demais unidades acadêmicas da Universidade.

Os pisos superiores, entretanto, são ocupados pelas atividades da FAMET. No segundo piso, se concentrarão as atividades do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas Darci Pegoraro Casarin (CPMet): ali passa a ocorrer a operação do radar e o atendimento à imprensa, além de abrigar uma sala da Defesa Civil. Também localizam-se aí os laboratórios da faculdade.

O Departamento de Meteorologia está sediado no terceiro andar. Lá estão concentrados espaços físicos para os cursos de graduação e pós-graduação da unidade e os setores administrativos. Gabinetes para os docentes também se localizam nesse piso.

Um dos destaques do novo prédio é que todo ele foi pensado para dar condições de acessibilidade às pessoas que o frequentam. Se junta às rampas, às sinalizações e ao elevador, por exemplo, um banheiro família com fraldário, para atender a estudantes com filhos sem que a estrutura fique no sanitário feminino. “Na última avaliação, pecamos por acessibilidade; agora não temos impedimento para passarmos para o conceito 5”, desafia o diretor da FAMET.

Para Harter, a nova casa da FAMET é um grande avanço para a unidade, uma promessa de grande ganho para a qualificação de seus cursos. Na opinião do diretor, um grande fator que impulsionará tal ação é o contato entre todos os integrantes da comunidade da faculdade, do aluno de graduação aos pesquisadores do CPMet: “Essa simbiose, essa troca, é muito importante”. Ele lembra que a Faculdade de Meteorologia foi a primeira do Brasil a ter um centro próprio de pesquisas e previsões, aproximando a prática profissional ao estudante: “O CPMet está para a FAMET assim como o HE está para a FAMED [Faculdade de Medicina]”.

Novos espaços para produzir conhecimento e fazer ciência

O ato de entrega da nova estrutura contou com a presença da reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, da vice-reitora, Ursula Silva, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e reitor eleito, Paulo Ferreira Junior, do superintendente do CCL, Gilberto Vargas, e do ex-vice-reitor Luis Isaías Amaral, além de diversos diretores de unidades acadêmicas e membros da Administração Central da UFPel.

Citando o dia da entrega do prédio como importante para a comunidade do CCL, o superintendente destacou diversos pontos nos quais a utilização da nova edificação supriria demandas antigas do local, tais como a qualificação dos espaços físicos do espaço e a antiga demanda por mais espaços para atividades de ensino-aprendizagem, além da grande qualificação dos serviços oferecidos pela Faculdade de Meteorologia: “Ganhando a FAMET, ganhamos todos”.

Também a reitora Isabela considerou o momento, em sua fala, como marcante para a Universidade, que mesmo em grave crise de orçamento, consegue colocar a serviço um prédio com tanta excelência empregada. “Que tenhamos, com esse novo espaço, mais pesquisa, mais desenvolvimento e mais inovação, produzindo conhecimento e fazendo ciência, pois esse é o nosso principal papel”, disse.