UFPel debate as práticas de sustentabilidade na Universidade

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou nesta quinta-feira (11), o Seminário Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na UFPel. A atividade debate as práticas de sustentabilidade da Universidade e tem o objetivo de traçar um diagnóstico da atuação da UFPel no segmento e promover bate-papos para aproximar os protagonistas das ações e trocar conhecimentos a respeito.

A reitora Isabela Andrade abriu o evento ressaltando a importância da temática do encontro. “O evento marca os 53 anos da UFPel e será a oportunidade para mostrar as ações que estão sendo desenvolvidas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e debater sobre o tema”, destacou.

A mesa de abertura contou com a presença da vice-reitora Ursula Silva que relatou um pouco da história da construção do evento que partiu de um convite da Universidade de Brasília (UnB) para integrar o selo ODS. De acordo com Ursula, a partir do convite surgiu a necessidade de realizar um trabalho interno de reconhecimento das ações. “Então, as pró-reitorias de Extensão e Cultura e Planejamento e Desenvolvimento realizaram um trabalho de reconhecimento das ações em andamento, para fortalecer e ampliar as ações e planejar a participação da Universidade nas redes de sustentabilidade”, explicou.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, apresentou algumas das atividades realizadas pela PROPLAN na área de gestão ambiental. “É responsabilidade da UFPel a gestão integrada dos resíduos, dando adequado destino aos resíduos das Unidades, bem como a gestão das áreas verdes da Universidade e o tratamento da água do campus Capão do Leão. Entre as ações de sustentabilidade previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel estão a continuidade dos licenciamentos ambientais dos prédios, o saneamento básico e a implantação da rede de abastecimento de água público no Campus Capão do Leão”, destacou.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, o levantamento feito junto às unidades acadêmicas e por meio do cadastro de projetos unificados identificou cerca de 2 mil ações da UFPel que têm relação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “O levantamento possibilitará a união das pessoas e das Unidades de modo a estimular algumas áreas com o objetivo de impactar verdadeiramente a comunidade. Precisamos realizar o trabalho em conjunto, sozinhos não vamos conseguir fazer nada. A sustentabilidade do nosso planeta depende de cada um de nós”, finalizou.

Na sequência, ocorreram debates, palestras e rodas de conversa com os temas educação socioambiental, saúde e bem-estar, alternativas sustentáveis e igualdade de gênero.

Sobre os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma proposição da Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os objetivos buscam contribuir com a Agenda 2030 da ONU no Brasil.

A UFPel integra a Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies), criada para congregar os esforços das entidades de ensino nesse âmbito e ainda em agosto participará de uma reunião para integrar a rede de universidades latino-americanas voltada para o desenvolvimento sustentável. Em 2023, a UFPel será sede da terceira edição do Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para Sustentabilidade.

Publicado em 12/08/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags agenda 2030, Gestão Ambiental, PREC, ProPlan, Sustentabilidade.