UFPel integra avanços da Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável

A Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies), criada em maio, segue dando passos em direção ao fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das entidades integrantes da Rede e esteve discutindo o planejamento das próximas ações do grupo, em reunião ocorrida nesta segunda-feira (1º) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ainda neste ano, a Rede deverá ser institucionalizada com a assinatura do protocolo de intenções por parte das instituições participantes.

Em outubro, a Regies irá promover a Semana do Desenvolvimento Sustentável, quando cada instituição de ensino apresentará uma programação própria ligada às temáticas da sustentabilidade.

Dentre as próximas ações também está o lançamento do Observatório Gaúcho de Ações da Agenda 2030, um portal que aglutinará todos os projetos e ações desenvolvidas pelas entidades que tenham relação com a temática. A partir disso, a Rede pretende estabelecer métricas para avaliar o impacto dessas ações. “O objetivo é que, em longo prazo, tenhamos uma medida e as pessoas possam saber o que se faz dentro da Universidade em relação à sustentabilidade e ao futuro do Planeta”, destaca o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, que representou a UFPel no encontro.

A Rede Gaúcha
A Regies tem a missão discutir, compilar e disseminar informações e pesquisas para a compreensão das novas dinâmicas sociais, culturais, econômicas, ambientais e articular conhecimentos que favoreçam e promovam a sustentabilidade através dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.