Pesquisadores da UFPel são agraciados com o prêmio O Futuro da Terra

Entre os condecorados com o prêmio O Futuro da Terra, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com O Jornal do Comércio, estão dois docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A distinção, que valoriza pesquisas voltadas ao desenvolvimento agrícola no Estado, será entregue durante a 45ª Expointer, em 29 de agosto, em Esteio/RS. As áreas de destaque da Universidade nessa premiação são a “Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas” e “Inovação e Tecnologia Rural”.

Em “Inovação e Tecnologia Rural”, foi reconhecido o trabalho do superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Campos, que atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Biotecnologia. As suas pesquisas são voltadas principalmente às soluções de melhoramento genético de espécies, tanto aquáticas, quanto nas chamadas “de produção”, como bovinos e equinos. “É um reconhecimento que auxilia em outras frentes: participar de editais e captar recursos e que a Instituição seja cada vez mais reconhecida pelo trabalho de pesquisa”, comemora.

Uma das pesquisas de doutoramento, orientadas pelo docente, recebeu em 2021 o prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a melhor tese em Biotecnologia, sobre a temática de marcadores genéticos para determinar a fertilidade em bovinos. O pesquisador também atua em monitoramento ambiental por meio da genética. É possível, por meio da observação de marcadores moleculares, explica, identificar se a qualidade de vida dos animais é afetada, por exemplo, pela utilização de agrotóxicos.

Alternativas Agrícolas

Já o diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), da UFPel, Dirceu Agostinetto, receberá a distinção no segmento “Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas”. O pesquisador desenvolve há 17 anos as suas atividades na UFPel, na graduação em Agronomia e nas pós-graduações em Fitossanidade e em Ciência e Tecnologia de Sementes. Os seus interesses pesquisa estão centrados na herbologia e no manejo de plantas daninhas, com vistas à sustentabilidade da produção agrícola.

Conforme o docente, a premiação serve como reconhecimento ao trabalho já realizado e “estímulo à pesquisa e à formação de pessoas com qualidade nos Programas de Pós-Graduação” da Faem/UFPel. Após mais de 20 orientações de doutorado, relata, os egressos da UFPel passaram a atuar proeminentemente em órgãos e instituições públicas de ensino e pesquisa, retornando à sociedade o aprendizado científico na UFPel.