Gegradi conversa com Mônica Santos Salgado

O Grupo de Estudos para o Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital da Universidade Federal de Pelotas (Gegradi/UFPel) promove, no dia 16 de agosto, mais uma atividade do evento “Gegradi conversa com”. O bate-papo será com Mônica Santos Salgado, que falará sobre “Desafios e alternativas na adoção do BIM no ensino de arquitetura”. A transmissão será às 18h, no canal do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) no YouTube.

A modelagem da informação da construção – BIM (Building Information Modeling) – tem sido o carro-chefe do processo de modernização da indústria da construção civil, e seus impactos se estendem desde o desenho paramétrico até a simulação de desempenho e gestão da operação e manutenção. A oferta de tecnologias digitais que fomentam a colaboração entre os profissionais é um dos pontos positivos fortes do BIM. Entretanto, as alterações que o processo pode trazer para o desenvolvimento dos projetos em arquitetura nem sempre são consideradas positivas. Dessa forma, é preciso avaliar de que forma a adoção das ferramentas digitais pode auxiliar o aprendizado dos conteúdos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Mais informações estão disponíveis na página do Gegradi ou podem ser obtidas pelo e-mail gegradi@gmail.com.

A convidada
Monica Santos Salgado é colaboradora sênior e membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PROARQ). Professora titular pela FAU UFRJ atuando como membro ativo da universidade de Julho de 1993 até outubro de 2021. Cientista do Nosso Estado FAPERJ (desde 2021). Professora visitante da Parsons School of Design, EUA (CAPES PRINT – 2020). Pesquisadora do CNPq (desde 2011). Foi docente da Escola Politécnica da UFRJ de 1993 a 2005 e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de 2005 a 2021. Realizou pós-doutorado na École Nationale Superieure d’Architecture de Toulouse – França (ENSAT – 2010); Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE – UFRJ (1993/1996). Mestrado em Arquitetura pelo PROARQ FAU UFRJ (1990/1992), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (POLIUFRJ 2000-2002), pós-graduação em Gestão Ambiental (POLIUFRJ 2004-2005) e é arquiteta formada pela FAU UFRJ (1981/1986). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ UFRJ), de 2016 a 2019, quando o programa recebeu a nota 6 na avaliação da CAPES, e coordenadora do curso de graduação em Engenharia Civil na mesma Universidade de 2000 a 2001. Desde 1996, é líder do GEPARQ – Grupo de Pesquisa Gestão de Projetos em Arquitetura: tecnologia, sustentabilidade e BIM. Desenvolve pesquisas relacionadas à gestão do processo de projeto de edifícios e cidades, explorando as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais com ênfase em BIM (Building Information Modeling). Também participa do Conselho Editorial da revista Gestão e Tecnologia de Projetos. Orientou mais de 100 trabalhos finais de curso nos diferentes níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado) com publicações em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. É avaliadora de periódicos internacionais tais como Architectural Engineering and Design Management, World Journal of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development, Journal of Cultural Heritage Management and Sustainable Development, e nacionais Como Gestão & Tecnologia de Projetos, Oculum Ensaios, Cadernos do PROARQ; atuando também na avaliação de projetos submetidos aos órgãos de fomento – CAPES, CNPq, FAPES, FAPESP e FAPEMIG.