Programação do Agosto Dourado com foco na importância da amamentação

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno, conhecido como agosto dourado e, como já é tradicional no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), haverá uma programação especial alusiva à data.

Durante todo mês, haverá exposição informativa no Corredor Arte sobre os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Haverá também ações de sensibilização às equipes de apoio à assistência, com atividades e capacitações para implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A IHAC tem como estratégia o incentivo, apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando qualificação na assistência materno-infantil e incremento financeiro para a instituição.

Na sexta-feira (05), haverá duas palestras organizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Pediatria e Neonatologia (GEPPNEO) com foco em todos os trabalhadores da instituição. A primeira, às 14h, com a enfermeira Caroline Vargas Ribeiro, que abordará “Hospital Amigo da Criança: passos para implementação”. Logo após, às 16h, a médica Elza Regina Justo Giugliani falará sobre “Os benefícios da amamentação”. As duas atividades ocorrerão de forma online, no Canal do Youtube do GEPPNEO.

Ao longo do mês também ocorrerão atividades nas enfermarias, voltadas aos pacientes, acompanhantes e equipes assistenciais, sobre os temas “Chupetas e mamadeiras não! E agora? Estratégias para minimizar os efeitos nocivos do uso desses utensílios no processo de amamentação” e “Bebê chorando! Como acalmá-lo sem chupetas e mamadeiras”. Também será lançado o curso “Manejo do Aleitamento Materno” na plataforma 3ec.

Publicado em 04/08/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Amamentação, EBSERH, HE, Hospital Escola.