UFPel promove Seminário Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 11 de agosto, o Seminário Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na UFPel. A atividade vai debater a respeito das práticas de sustentabilidade da Universidade, traçar um diagnóstico da atuação da UFPel no segmento e promover bate-papos que buscam aproximar os protagonistas das ações e trocar conhecimentos a respeito. O encontro será no Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65), das 9h às 18h.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma proposição da Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os objetivos buscam contribuir com a Agenda 2030 da ONU no Brasil.

Um levantamento feito junto às unidades acadêmicas e por meio do cadastro de projetos unificados identificou mais de 2,5 mil ações da UFPel que têm relação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Universidade também integra a Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies), criada para congregar os esforços das entidades de ensino nesse âmbito.

Além dos debates e palestras, o encontro terá rodas de conversa com os temas educação socioambiental, saúde e bem-estar, alternativas sustentáveis e igualdade de gênero.

As inscrições podem ser feitas neste formulário.

Programação:

9h30min – Ações e Diagnóstico da UFPel
Debatedores: Profª. Ursula Rosa da Silva (vice-reitora), Prof. Paulo Ferreira Jr. (pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento), Prof. Eraldo Pinheiro (pró-reitor de Extensão e Cultura)
10h – Geosociobiodiversidade das paisagens das ações da UFPel
Palestrante: Prof. Adriano Simon (UFPel)
14h – Mesa: Práticas de sustentabilidade na UFPel: panorama institucional e ações acadêmicas
Palestrantes: Profª. Rúbia Romani (UFPel); Profª. Patrícia Bilhalva Santos (UFPel)
Debatedora: Profª. Márcia Berreta (UERGS)
15h30min – Rodas de conversa nos GTs
16h30min – Intervalo