UFPel debate edital da Fapergs que abrange ações de extensão

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi uma das instituições que discutiu, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a proposta de um edital que garanta recursos à extensão universitária. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (1º), na sede da Fapergs, em Porto Alegre.

Na ocasião, o assunto foi debatido entre UFPel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O grupo foi recebido pelo diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, pelo diretor administrativo financeiro, Mauro Mastella e pelo diretor técnico-científico, Rafael Roesler. A UFPel foi representada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro.

O edital proposto pelas entidades de ensino engloba os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) e propõe aplicações práticas envolvendo a extensão. Antecedendo o debate, o presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, explanou a respeito de ação semelhante que já ocorre naquele órgão de fomento.

De acordo com Pinheiro, a perspectiva é positiva e o edital da Fapergs deverá ser lançado em 2023, com valor condicionado ao orçamento da entidade para o próximo ano. Segundo o gestor, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável precisam de um olhar plural, que compreenda não apenas levantamento de dados, mas aplicação prática, de modo a serem cumpridos. “De forma inovadora, a Fapergs começa a ter a intenção de que ações de extensão estejam envolvidas nas atividades de pesquisa, cada vez mais enfatizando a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.