UFPel retoma completamente atividades presenciais

Na próxima segunda-feira (1º), a Universidade Federal de Pelotas viverá um dos momentos mais aguardados dos últimos tempos: o grande reencontro da sua comunidade acadêmica. Nesse dia, as atividades da UFPel passam a ocorrer novamente de forma 100% presencial, após o período emergencial causado pela pandemia de Covid-19.

A retomada das atividades completamente presenciais ocorre após 29 meses, período no qual a Universidade se viu forçada a adotar um regime remoto. Durante esse período, as atividades físicas foram sendo retomadas gradativamente, como a oferta de algumas disciplinas práticas em outubro de 2021 e outras a partir do primeiro semestre deste ano, de forma a avaliar os riscos e organizar a volta completa. “Nos preparamos muito para isso, aliás, por dois anos e meio”, lembra a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio.

São 94 os cursos de graduação que retomam suas disciplinas e ações de ensino-aprendizagem de forma presencial; estes unem-se ao curso de Direito, que já havia voltado ao regime em 9 de maio.

O reencontro da UFPel com sua comunidade acadêmica está cercado por uma grande expectativa, conforme relata a vice-reitora, Ursula Silva. “A universidade é um espaço de convivência, de troca. O retorno presencial vai fortalecer e estimular a vontade de estar aqui”, afirma.

Novos desafios, entretanto, já se colocam à frente: segundo a vice-reitora, o próximo passo é elaborar um plano para que o calendário acadêmico da UFPel entre em compasso com o calendário civil. “Estamos com um semestre de atraso”, pontua Ursula. Ela explica que o tema deverá ser tratado já nas próximas reuniões do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), com amplo debate com estudantes, coordenadores de curso e diretores de unidade. A ideia é que até o mês de setembro já haja uma definição do assunto.

Acolhimento

Para a semana entre os dias 8 e 12 de agosto, a Universidade preparou uma programação cultural para realizar o acolhimento de todos os estudantes, além de comemorar o aniversário de 53 anos da UFPel. As ações têm o objetivo de levar instantes de cultura e descontração ao maior número de espaços da instituição, descentralizando a atividade de acolhida.

Tanto os horários quanto os locais de realização foram pensados para diversificar a atividade. Haverá apresentações no Largo do Bola, no Restaurante Universitário do Câmpus Capão do Leão, na Faculdade de Medicina, na Escola Superior de Educação Física e no Câmpus Anglo.

A gestão da UFPel também realizará visitas às unidades acadêmicas, para dar as boas-vindas a estudantes e servidores nesse retorno. Também faz parte da programação do reencontro a inauguração da nova Biblioteca e do aulário do Câmpus Capão do Leão.

Cuidados necessários

A administração central da UFPel relembra que as medidas de prevenção contra a Covid-19 estão mantidas, pois a pandemia ainda não acabou. O uso de máscaras é obrigatório em todos os espaços da Universidade, assim como a apresentação de comprovante vacinal quando solicitado. A instituição orienta ainda que sejam mantidas as medidas de higienização das mãos e de não aglomeração.

Publicado em 29/07/2022, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.