Processo de Planejamento “Territórios” lança edital para composição das Comissões Setoriais de Apoio

O Processo de Planejamento Integrado Territórios – que trata da elaboração participativa do Plano Diretor e Política Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – foi aprovado no Conselho de Planejamento, em maio, e no Conselho Universitário, em julho. O Processo Territórios passa a ser, além de um instrumento de gestão, uma ferramenta comunitária de pertencimento, envolvimento e planejamento do futuro, feito para e pela comunidade interna.

A participação da comunidade universitária nesse processo de diagnóstico e de planejamento partilha democraticamente a construção das reflexões e discussões relacionadas ao Plano Diretor e à Política Ambiental, tornando todos e todas impactados(as), direta ou indiretamente, também protagonistas das decisões tomadas.

Entre as instâncias de participação têm-se as Comissões Setoriais de Apoio para cada unidade acadêmica e administrativa. O objetivo dessas Comissões é auxiliar e fortalecer a interlocução e discussão com a Coordenação de Desenvolvimento do Plano Diretor (CDPD) durante as atividades e na elaboração das diretrizes, conforme detalhado na metodologia aprovada. Para composição das referidas comissões está aberto o Edital nº 09/2022 (1785934) com as informações e demais orientações para a seleção: SEI_UFPel – 1785934 – Edital

Mais informações estão no site do Territórios.

O que é o Territórios
É um Processo de Planejamento que tem por objetivo construir de forma participativa e integrada o Plano Diretor e a Política Ambiental da UFPel. A construção participativa busca compreender como a comunidade da UFPel se relaciona com os espaços da Universidade no presente, e o que deseja para o seu futuro, nos aspectos de crescimento físico e preservação ambiental. A construção integrada busca produzir esses dois documentos institucionais através do mesmo processo de consulta à comunidade, considerando a estreita relação entre os espaços, construído e natural, que constituem o ambiente universitário em que se vive.