Convênio da UFPel com Clube Brilhante permitirá atividades esportivas com pessoas idosas

A Universidade Federal de Pelotas e o Clube Brilhante, de Pelotas (RS), formalizaram nesta quinta-feira (21) a assinatura de um termo de cooperação entre as instituições para utilização da estrutura da agremiação para atividades de projeto integrado voltado para a promoção de atividades esportivas e culturais para a população idosa.

As entidades foram representadas pela reitora da UFPel, Isabela Andrade, e pelo presidente do Clube, Antônio Martinelli. Também esteve presente no ato o professor responsável pela iniciativa, Fábio Pinto, da Escola Superior de Educação Física (ESEF).

Pelo convênio, poderão ser utilizadas pelos participantes e pela equipe do projeto diversas estruturas físicas e materiais do Clube Brilhante, tais como suas quadras de futebol, academia e piscinas e seus respectivos equipamentos.

Intercâmbio

O projeto “Interperiferias do futebol”, que se beneficiará pelo termo de cooperação celebrado, tem por objetivo a formação esportiva e cultural da população acima dos 40 anos, especialmente das periferias dos centros urbanos. Além da prática esportiva, também é pensada a prevenção e recuperação de lesões dos participantes.

Outro ponto fundamental da atividade é proporcionar o intercâmbio entre o grupo e outras comunidades localizadas em periferias de diferentes locais: já houve interfaces do Interperiferias com coletivos de Santa Catarina, Uruguai, Alemanha, França e Itália.