Parceria da UFPel com a Embrapa qualificará atividades acadêmicas

Universidade amplia rebanho bovino e poderá utilizar unidade de beneficiamento de sementes

A relação histórica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Clima Temperado, resultou em mais duas pactuações, em benefício das atividades de ensino, pesquisa e extensão. As duas instituições formalizaram na tarde de segunda-feira (18) o termo de doação à UFPel de rebanho bovino de dez unidades e o empréstimo de um prédio que abriga uma unidade de beneficiamento de sementes, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas no câmpus Capão do Leão.

Conforme o diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), Dirceu Agostinetto, as duas pactuações serão importantes para a qualificação dos cursos das áreas agrárias da UFPel. Os acréscimos ao rebanho da UFPel apoiarão as aulas práticas dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, no Centro Agropecuário da Palma, localizado às margens da BR-116.

Já a edificação, de 420 m², na Estação Experimental Terras Baixas, será destinada para as aulas práticas de pós-colheita e para a graduação em Agronomia e cursos de especialização, mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes. “A nossa relação é bastante antiga e bastante próxima”, celebra, ao comentar a possibilidade de novos empréstimos e projetos em comum entre a UFPel e a Embrapa – Clima Temperado.

A partir do empréstimo (formalmente caracterizado com comodato), a Universidade passará à manutenção do espaço e dos equipamentos. “A própria edificação e os recursos que estão lá são de grande valor para a Universidade”, comemora a reitora da UFPel, Isabela Andrade.