UFPel recebe doação de dez veículos

Mais dez veículos chegam para qualificar a frota da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A instituição recebeu, por meio de doações, dois caminhões, três camionetes, uma Kombi e quatro carros. Os veículos vieram do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

As doações irão refletir no apoio direto a atividades acadêmicas e administrativas, como no trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (Nurfs), Centro Agropecuário da Palma, Seção de Manutenção no Campus Capão do Leão e Núcleo de Patrimônio.

De acordo com o chefe do Núcleo de Transporte (Nutrans), Gláucio Gonçalves, trata-se de veículos bem conservados e com pouca quilometragem, cedidos pelas antigas entidades proprietárias por já não atender aos seus padrões estabelecidos, mas em condições de uso satisfatórias pela UFPel. “Para a Universidade representa a qualificação e renovação da frota, com segurança e menor custo de abastecimento, o que reflete na qualidade da execução dos serviços de transporte”, avalia.

A conquista dos bens ocorreu por meio do Sistema de Doações do Governo Federal e foi uma parceria entre o Nutrans e o Núcleo de Patrimônio. O trabalho em conjunto e seus frutos foi ressaltado pela reitora, Isabela Andrade, e pelo pró-reitor Administrativo, Ricardo Peter. “São ‘pequenas’ coisas enormes. É uma grande conquista, visto que a atualização da frota já estava no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI”, destacou Peter. Para a reitora, nesse momento difícil de cortes orçamentários que a Universidade enfrenta, é desafiador aplicar algumas das ações previstas no planejamento. “Através do empenho e da dedicação do Nutrans e do Núcleo de Patrimônio pudemos receber veículos com menos idade e mais condições de garantir segurança e conforto à comunidade da UFPel. Movimentos como esse são imprescindíveis”, salientou.

Qualificação
Mais três veículos devem chegar em breve: um encaminhado pela Procuradoria Geral da República (PGR) e dois pela Receita Federal. Os automóveis estão aguardando liberação e a previsão é de que sejam incorporados à frota da UFPel até o fim do mês. A Universidade candidatou-se a mais 17 veículos, também por meio do Sistema de Doações do Governo Federal, e aguarda resultado.

A UFPel também está em fase de organização para o desfazimento, via leilão, de 14 veículos, que atualmente já não atendem economicamente ao trabalho desenvolvido na instituição.