Início do conteúdo

MALG recebe exposição comemorativa dos 30 anos do Museu de Arte Contemporânea (MACRS)

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), a Associação de Amigos do MACRS e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Centro de Artes, apresentam a exposição “Matéria Difusa – Um Olhar sobre a Coleção MACRS – Recorte Imargem”, a partir do dia 15 de julho, às 17h, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Sob curadoria de Gabriela Motta, a mostra faz parte das comemorações dos 30 anos do MACRS.

“Matéria Difusa” apresenta trabalhos de artistas cujas obras conduzem a diferentes percepções da realidade. São desenhos, fotografias, objetos e instalações que criam fricções entre si, produzindo novos sentidos sobre a arte, o tempo e o que nos cerca. Simultaneamente, essas obras permitem uma reflexão tanto sobre a natureza e o papel de uma coleção pública de arte contemporânea quanto sobre o próprio campo da arte, sua multiplicidade de procedimentos e materiais, seus jogos de linguagem, sua relação com os contextos políticos e sociais.

Com base na noção de materialidade difusa, algo que de fato se espalha por todas as direções possíveis e que fala tanto dos materiais propriamente ditos quanto das problemáticas abordadas, foram estabelecidas pela curadora três perspectivas inter-relacionadas, acentuando temáticas e conceitos partilhados por diferentes artistas: Língua-viva, Imargem e Corporificações. Destas, será apresentado em Pelotas o recorte “Imargem”, o qual reúne trabalhos que dialogam com a ambiguidade das imagens a partir da fotografia, da pintura, do desenho, de notícias de jornal. Ao investigarem a visualidade apontando para o atravessamento de noções como abstração e materialidade, ficção e realismo, essas obras nos provocam a perceber nossas relações por vezes passivas com as imagens que nos invadem constantemente.

Pelotas é a terceira de seis cidades do interior que a exposição irá percorrer ao longo de 2022.

Ao término do percurso, já em 2023, Matéria Difusa será finalmente exibida em sua totalidade, com a participação de obras de aproximadamente 40 artistas, na tão aguardada sede definitiva do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, no bairro Floresta, em Porto Alegre.

O MACRS, que foi inaugurado em 1992, possui um acervo de, aproximadamente, duas mil obras de artistas regionais e nacionais. Seu objetivo é expor, preservar e promover a arte contemporânea brasileira e estrangeira. O Museu acolhe a diversidade cultural e pratica uma política de aquisição de obras com equidade e representatividade, ampliando sua atuação com ações educativas para formar novos públicos.

Artistas presentes na exposição Matéria Difusa – Um olhar sobre a coleção MACRS, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
Dione Vieira, Dirnei Prates, Eduardo Haesbaert, Fernando Lindote, Isabel Ramil, Jailton Moreira, Jane Cainelli, Letícia Ramos, Luiz Carlos Felizardo, Luiz Roque, Marina Borges, Marina Camargo, Mayra Martins Redin, Pablo Lobato, Pellegrin, Rafael Pagatini, Regina Silveira, Rosângela Rennó e Teresa Poester.

Exposição Matéria Difusa – Um olhar sobre a coleção MACRS – Recorte Imargem
Curadoria: Gabriela Motta
Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG (Praça Sete de Julho, 180 – Centro, Pelotas/RS)
Data de abertura: 15 de julho, às 17h
Período de visitação: de 16 de julho a 21 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 18h30min
Informações sobre o Clube do Colecionador da AAMACRS:
https://loja.aamacrs.com.br/clube-do-colecionador/