UFPel forma novos médicos veterinários da turma especial do Incra/Pronera

Nesta sexta-feira (1º), às 19h, no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – Campus Capão do Leão, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza mais uma sessão de formaturas institucionais. Dentre os que colam grau, estão os novos médicos veterinários ligados ao convênio estabelecido entre a Universidade e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Esta é a terceira turma especial em Medicina Veterinária (TEMV) a colar grau na UFPel pelo programa. São 50 formandos, oriundos de 14 estados da federação.

O Pronera é uma política pública de Educação do Campo, desenvolvida nas áreas de reforma agrária e executada pelo Incra. A criação de cursos de graduação ligados à área das Ciências Agrárias e da Saúde no âmbito do Pronera buscam garantir políticas públicas de educação direcionadas à população jovem e adulta beneficiárias de projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa de Crédito Fundiário e, ao mesmo tempo, contribuir para a implementação de um modelo produtivo centrado na justiça social, economicamente viável e atento às questões ambientais nestas áreas/comunidades.

O programa na UFPel já formou outros 90 médicos veterinários em duas turmas anteriores e se prepara para abertura de uma nova turma a partir de 2023. Os índices de conclusão do curso são de 75%, nas duas primeiras turmas e mais de 80% nessa terceira turma, dentro do tempo mínimo para essa conclusão, que é de cinco anos. Por tratar-se de um projeto singular, não existe a possibilidade de concluir a graduação em tempo superior ao estipulado no projeto.