“Quando Ousamos Existir” tem pré-estreia no Cine UFPel nesta quinta (30)

O Cine UFPel recebe, nesta quinta-feira (30), às 16h, a pré-estreia do documentário “Quando Ousamos Existir”. O filme, que retrata o início da organização política do Movimento LGBTI+ no país, é dirigido pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Marcio Caetano e pelo presidente do Grupo Arco-Íris, Cláudio Nascimento.

Abrindo a pré-estreia, estão previstas falas de representantes de entidades como o Conselho LGBT, reitoria da UFPel e Faculdade de Educação (FaE). O evento também terá apresentação da artista Márcia Monks. Após a exibição da obra, haverá conversa com os diretores.

A entrada é gratuita, por ordem de chegada. O Cine UFPel fica na rua Lobo da Costa, 447 – junto ao prédio da Agência da Lagoa Mirim.

Sobre a obra

Quando Ousamos Existir

Cláudio Nascimento e Marcio Caetano

Gênero: Documentário
Ano: 2022
Tempo: 90’
Formato: 1080p | HD | H264
Classificação: livre
Janela: 16:9

Sinopse
O filme “Quando Ousamos Existir” revive a intensa luta político-cultural pela liberação e afirmação LGBT, na década de 1970, até as primeiras ações de promoção da cidadania nos anos 80. Em mais de 40 anos do movimento LGBT brasileiro, suas ações confundem-se com as mudanças da democracia no país.

Realização:
Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPel – FES – GAI)
Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT (RJ)

Direção geral, concepção e entrevistas: Cláudio Nascimento e Marcio Caetano

Roteiro: Cláudio Nascimento e Marcio Caetano

Produção: Cláudio Nascimento e Marcio Caetano

Assistentes de Produção: Elisa Abreu, João Neto, Júlio John, José Pedro Minho e Laila Oliveira

Pesquisa: Cláudio Nascimento, Fabio Rodrigues, Larissa Martins e Marcio Caetano

Direção de Arte e Fotografia: Fabio Rodrigues

Operação de câmera, Iluminação e Som direto: Fabio Rodrigues e Marcio Caetano

Ilustração e Animação: Fabio Rodrigues

Montagem: Fabio Rodrigues e Valquíria Langone

Finalização: Fábio Rodrigues e Julia Leite

Assistente de Edição: Agda Antunes

Assistente de Pesquisa: Clara Brandão, Elisa Abreu, Felipe Bardelotto, João Neto e Júlio John

Mixagem de Som: Fiona Maria e Valquíria Langone

Divulgação: Julia Fripp, José Pedro Minho, Laila Oliveira, Mariana do Prado e Valquíria Langone

Legenda: Fabio Rodrigues, José Pedro Minho, Laila Oliveira e Valquíria Langone
Música tema: “Memórias”, Valéria Barcellos – Intérprete | Compositor: Juliano Barreto de Carvalho

Sobre os diretores
Cláudio Nascimento
Gay, negro e nordestino, atua há mais de 30 anos na luta pelos direitos humanos, cidadania LGBTI e políticas HIV-AIDS. Atualmente, preside o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e é co-coordenador do Centro de Memórias João Antônio Mascarenhas.

Marcio Caetano

Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ativista dos direitos humanos e civis da população LGBT e apaixonado por cinema. Atualmente é co-coordenador do Centro de Memórias João Antônio Mascarenhas.

Publicado em 28/06/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Cine UFPel, Cinema, Comunidade, documentário, LGBTQI, LGBTQIA+.