HE UFPel cria programa para desenvolver permanentemente serviço de Farmácia Hospitalar

O Setor de Gestão de Ensino do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), junto ao Setor de Farmácia Hospitalar e o curso de Farmácia da UFPel, criou o “Desenvolve Farma”, programa de desenvolvimento continuado que tem por objetivo o fortalecimento da preceptoria, a atualização profissional contínua e a qualificação permanente tanto do serviço de farmácia do HE, como também da assistência ao paciente.

Este projeto faz parte de ações do projeto de extensão “Educação em saúde e serviços clínicos farmacêuticos no HE UFPel/Ebserh”, realizado pelo curso de Farmácia da UFPel, e contará com a participação de profissionais especializados na área, para ministrar treinamentos ou palestras relacionadas ao dia a dia do profissional farmacêutico. Estes encontros, destinados aos profissionais farmacêuticos lotados no HE, serão realizados mensalmente, às quintas-feiras, das 10h às 11h.

De acordo com a professora do curso de Farmácia e integrante do Desenvolve Farma, Juliane Monks da Silva, o projeto visa aproximar ações acadêmicas de educação e saúde na área da Farmácia, junto aos pacientes atendidos no Hospital Escola e aproximar o serviço do curso da UFPel. “A ideia deste programa de educação permanente é que a Universidade possa contribuir no processo de aprimoramento do conhecimento e que nossos acadêmicos entendam a importância de estar sempre adquirindo novos conhecimentos independentemente de estar ou não na academia, visando o bem-estar do paciente”, declarou ela.

A chefe do Setor de Gestão de Ensino, Gabriela Klein Couto, explicou que projetos como este são importantes, pois aproximam o Hospital Escola das unidades acadêmicas da UFPel e qualificam o ensino dentro da instituição. “O curso de Farmácia foi pioneiro com esta proposta de projeto de extensão. Esta iniciativa oportunizará trocas de conhecimento entre os profissionais da área, atualização contínua e a oportunidade de estarem discutindo temas que tangem a fronteira do conhecimento e o estado da arte, da área de interesse destes profissionais”, destacou ela.