Início do conteúdo

Mensagem da PROGEP aos/às servidores/as da UFPel

Acolhimento, Reconexão e Cuidado

Nos vimos desafiados desde em torno de dois anos em nossa capacidade de adaptação e de sobrevivência em meio a situações que ainda não havíamos vivenciado.

Nos vimos frente a nossa vida mudar num ritmo assustador, como se estivéssemos perdendo o controle sobre tudo.

O medo se aproximou de nós perigosamente; precisamos nos recolher; estar em contato se colocava como um risco. Fomos abduzidos pela pandemia.

E também tivemos dentre nós muitos que precisaram enfrentar a dor da perda de pessoas queridas. E da perda da esperança…

Encontramos maneiras de nos adaptarmos, de desenvolver recursos para vivenciarmos esse período de distanciamento social, de trabalho a distância, de convivência intensiva em ambiente familiar, de restrição de lazer, de relações sociais.

E após longo período de adaptação, de metabolização de conteúdos cognitivos e socioemocionais, nos defrontamos com a necessidade de retornar à rotina normal. Rotina? Normal? Estamos retornando às relações do nosso ambiente de trabalho. Precisaremos continuar mantendo as medidas de biossegurança de maneira concomitante à nossa aproximação.

Novos enquadres foram se constituindo e nos possibilitando sobreviver, trabalhar, criar, conviver, viver. E aprendemos, transformação que continua. São novos modelos de processos de trabalhos. Somos permanentemente incitados em nossa flexibilidade e abertura à mudança, ao novo, à evolução.

Quando a realidade se faz irrefutável, precisa-se de uma adaptação criativa, encontrando recursos e estratégias para nos movimentarmos nesta. E percebendo que adaptação implica em tempo; para que se possa assimilar as mudanças; acomodar em nossa nova rotina, as alterações necessárias; e para que novamente consigamos nos sentir mais confortáveis.

Faz-se necessário um ambiente de trabalho que seja promotor de saúde mental. E se faz o momento de reconexão com nosso cotidiano presencial, reforçado nosso sentimento de pertencimento à UFPel. Este é o momento para cuidar do fortalecimento de nossos vínculos, de cuidar da gente e cuidar uns dos outros. Agora, talvez, com uma atenção mais focada para podermos acolher a quem emitir sinais de que está necessitando de uma escuta. Cuida de ti, não descuida do/a teu/tua colega e tenham em nós, na PROGEP, o apoio necessário.

Publicado em 10/06/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Gestão de Pessoas, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, ProGeP.