Nota da Gestão – Cortes no Orçamento

Na última sexta-feira, dia 27, as Universidades Públicas Federais foram surpreendidas com um corte orçamentário expressivo e que deixou a todos bastante perplexos. A Andifes emitiu nota que representa também a visão da Gestão da UFPel quanto ao corte: inadmissível, incompreensível e injustificável.

Em 2021 mantivemos a comunidade informada sobre o corte orçamentário que estava ocorrendo naquele ano e o impacto disso para o funcionamento da Instituição. Naquela ocasião, tivemos um corte de cerca de 20% nos recursos para custear as despesas da Universidade.

Mesmo considerando economias indiretas causadas pelo ensino remoto, como com a energia elétrica, a UFPel encerrou o ano passado com um déficit de 5 milhões de reais, não tendo conseguido honrar o pagamento da maioria de seus contratos nos meses de novembro e dezembro.

Gráfico com o Orçamento de Custeio nos últimos 6 anos e projeções

Se aplicarmos um reajuste baseado em índices acumulados de inflação (como o IPCA) no orçamento de custeio de 2019 da UFPel, ano que encerramos sem déficit, nosso orçamento de custeio de 2022 deveria ser em torno de 89 milhões de reais.

Contudo, o orçamento desse ano praticamente se equivalia aos valores de 2019. Portanto, se considerarmos que o déficit do ano anterior foi pago com os recursos de 2022, estávamos em uma situação bastante crítica, com o ano atual tendo “14 meses”, na prática, e sem reposição da inflação no período.

Gráfico com o Orçamento de Investimento nos últimos 6 anos e projeções

A partir do novo corte realizado na última sexta, a UFPel perde mais cerca de 9 milhões de reais de custeio. Isso representa aproximadamente 13% sobre um orçamento já precário para a manutenção das atividades da nossa instituição.

Se somarmos o déficit acumulado ao novo corte, não será possível honrar os compromissos da Universidade já a partir de setembro.

Quando se considera o orçamento de investimento, a outra fonte de recursos da Universidade, a situação é ainda mais crítica. Os recursos chegam a bem menos que a metade do que era alocado em 2017, limitando, em muito, a capacidade de realização de reformas de grande porte e adequação de prédios, uma das principais demandas da nossa instituição.

O novo corte reduziu o orçamento de investimento em 82%, chegando a parcos R$500.000,00, no total. Isso faz com que a Universidade precise interromper obras e suspender as aquisições de equipamentos que estavam planejadas.

A UFPel, que já estava enfrentando a pior situação orçamentária de sua história recente, agora vive uma dramática crise. Acreditamos no papel da UFPel na transformação da vida dos nossos estudantes, na nossa capacidade de promover o desenvolvimento regional, na qualidade do ensino superior que temos e reafirmamos nosso compromisso com a gratuidade e com a inclusão de todas as pessoas.

Live abordará o tema

A UFPel promove, nesta quinta-feira (02), às 17h, uma live para falar à comunidade a respeito do novo corte realizado em seu orçamento. A transmissão será pelo canal da UFPel no YouTube e na página da Universidade no Facebook. Na ocasião, a imprensa poderá enviar questionamentos sobre o tema.

Publicado em 01/06/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Nota da Gestão, Orçamento.