UFPel estabelece novas normas para manutenção de atividades presenciais

Com a proximidade do retorno presencial pleno, a Administração Central da UFPel reeditou o compilado de portarias e normativas que regram o acesso e a permanência de pessoas nas dependências da instituição com o objetivo de reduzir o risco de transmissão da Covid-19 entre a comunidade acadêmica, possibilitando a retomada das atividades presenciais de forma segura para todas as pessoas.

A Portaria que pode ser acessada aqui, revoga as Portarias 924/2021, 312/2022, 393/2022, 588/2022, 589/2022 e 600/2022, cujos conteúdos foram incorporados e/ou modificados. Entre as principais modificações estão a inclusão da necessidade de comprovação vacinal de dose de reforço, a possibilidade de ocupação integral de auditórios e elevadores e a atualização do documento intitulado “Sistema de Vigilância Epidemiológica”.

O uso de máscara segue sendo obrigatório em todos os espaços da Universidade (internos e externos). As informações sobre procedimentos a serem adotados em casos confirmados de Covid-19, em turmas e setores da universidade, estão regulados na portaria, de acordo com o Sistema de Vigilância Epidemiológica.

Colação de Grau

Apesar das cerimônias muitas vezes ocorrerem em ambientes externos à UFPel, as normas institucionais devem ser seguidas, sendo indispensável o uso de máscaras por parte dos formandos e mesa de autoridades, homenageados e público geral.

As unidades acadêmicas devem informar previamente as turmas envolvidas sobre a obrigatoriedade do uso de máscara para que os convidados também sejam avisados. No protocolo da cerimônia deve constar a informação da necessidade do uso de máscara que será lida no início da colação.