PRE realiza formação com coordenadores de cursos de graduação

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) deu início, nesta terça-feira (24), à 3ª edição da Formação para Coordenadoras e Coordenadores de Curso de Graduação da UFPel com o tema “Diálogos sobre uma gestão acadêmica colegiada”. A atividade está ocorrendo no formato presencial até o dia 26 de maio, no auditório da Reitoria, no Campus Anglo.

O evento tem o objetivo de subsidiar o trabalho das coordenações de curso de graduação da UFPel do ponto de vista acadêmico, administrativo e pedagógico, especialmente quanto às rotinas da gestão dos cursos. A formação propõe, nesta terceira edição, dialogar sobre o aspecto coletivo da gestão, com grande importância na interlocução das instâncias do Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante.

Na abertura do encontro, a reitora Isabela Andrade deu boas-vindas aos participantes destacando a oportunidade de troca de experiências e aprendizado que o evento proporciona. “É muito trabalhoso aprendermos sozinhos a gerir um curso, então este momento é muito importante, sobretudo, sendo presencial. É um momento de nos conhecermos, trocarmos contatos para que possamos crescer e aprender juntos”, disse.

A vice-reitora Ursula Rosa da Silva, destacou que a importância da reflexão sobre o redimensionamento da atuação com a retomada das atividades presenciais. “A formação nos possibilita repensar as nossas práticas e, dentro disso, precisamos envolver os nossos colegas para que não seja um momento solitário”, observou Ursula antecipando o tema da sua palestra que ocorreu na sequência.

Já o coordenador de Pedagogia Universitária, Eduardo Ferreira das Neves Filho, destacou que a Coordenação de Pedagogia Universitária tem como foco a formação continuada de docentes nas suas mais diversas funções. Além disso, Eduardo falou sobre o momento difícil pelo qual as universidades públicas estão passando. “Não é um momento difícil para a educação pública brasileira apenas no ponto de vista da pandemia, estamos vivendo um cenário muito obtuso no que diz respeito das nossas condições de trabalho e formação, na drástica diminuição do número de estudantes que entram na universidade pelo Sisu e um ataque continuo a educação pública. Desta forma, o cuidado institucional dos nossos cursos e dos nossos estudantes se torna fundamental para a nossa sobrevivência enquanto instituição pública”, salientou.

Palestra de Abertura

A palestra de abertura foi proferida pela vice-reitora Ursula Rosa da Silva e teve como tema “Mãos para a solidão docente”. Ursula deu início a palestra, destacando a qualidade da UFPel como Instituição Federal de Ensino Superior. “Não se sintam diminuídos por sermos uma Universidade do Sul do Sul, estamos entre as principais universidades do país. A nossa formação é de qualidade e precisamos garantir o nosso reconhecimento social e a nossa formação”, ressaltou.

Na sequência, Ursula falou sobre a importância do trabalho colaborativo entre os coordenadores, docentes e estudantes de cada curso, para que a função de coordenador não seja solitária. “Precisamos de pessoas que pensem junto conosco e é importante que os colegas sejam partícipes deste processo. É possível trabalhar em grupo, trabalhar com outras áreas e aproximar os colegas. Quando conseguimos trazer os nossos colegas para discussão, estamos dividindo problemas e soluções e com isso estamos multiplicando mãos, dentro daquela ideia que podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo, destacou.