UFPel recebe 14º Fórum Estadual de Museus a partir de terça (24)

A Universidade Federal de Pelotas recebe, a partir da próxima terça-feira (24), o 14º Fórum Estadual de Museus. Em formato híbrido, a programação conta com palestras, apresentações científicas, grupos de trabalho e mesas-redondas com o objetivo de discutir e encaminhar políticas públicas para o setor museológico no estado. As atividades ocorrerão no auditório do Centro de Artes e nos museus da UFPel localizados na praça Coronel Pedro Osório.

O Fórum é uma realização da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEMRS), em parceria com Prefeitura de Pelotas e com a UFPel. Nesta edição, o tema será “Políticas Públicas para Museus: os 20 anos da Carta de Rio Grande”.

Segundo a integrante da Comissão Executiva da Rede de Museus da UFPel, professora Noris Leal, o evento será uma grande comemoração desse documento, elaborado a partir de uma edição anterior do fórum estadual e que lançou as bases para as políticas museológicas de todo o Brasil. Noris também registra que o evento volta a ocorrer após um grande hiato em sua realização – desde 2013, o fórum não acontece, apesar de ser legalmente obrigatório a cada dois anos.

A docente pontua, como destaque da programação, a conferência de abertura, que será proferida pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Mastrobuono, que coordenava o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul quando da elaboração da Carta de Rio Grande. Também farão parte da agenda o lançamento de livros e a inauguração da exposição “História e Memórias do Rio Grande do Sul a partir da restauração de uma obra de arte: projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais”, sediada no Museu do Doce, esta ocorrendo no dia 24 de maio, às 18h.

Mais informações podem ser encontradas no site do evento, neste link.

Publicado em 19/05/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Extensão, Extensão e Cultura, Museologia, rede de Museus.