Gestão da UFPel reúne-se com sindicatos e DCE para tratar do retorno presencial

A gestão central da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu na tarde de quinta-feira (19) as representações dos/as técnico-administrativos/as em educação (ASUFPel), docentes (ADUFPel) e estudantes (DCE) para reunião conjunta sobre o retorno integral às atividades acadêmicas presenciais. O encontro buscou sanar dúvidas e acolher as preocupações dos três segmentos para o momento de retorno. O calendário acadêmico, referente ao primeiro semestre de 2022, estabelece o início das atividades dos cursos semestrais para 1º de agosto.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, assegurou que há alinhamento da Gestão com as preocupações elencadas pelas representações dos servidores e discentes para garantir condições sanitárias adequadas. Por essa razão, comenta, a Instituição buscou postergar ao máximo a volta à modalidade presencial; uma das últimas instituições a regressar, após o processo de construção coletiva do calendário acadêmico. “O cuidado, para nós, é fundamental”, sintetiza. Foram acolhidas na reunião as apreensões sobre o transporte dos estudantes (municipal e o de apoio), infraestrutura, restaurantes universitários, represamento de disciplinas, portaria e fluxo de pessoas na Universidade, no contexto de défices orçamentários enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Mesmo com decretos municipais que eliminam a exigência do uso de máscara em espaços fechados, salientou a reitora, a Universidade mantém a obrigatoriedade em suas dependências: “Para nós, é uma estratégia importante e eficaz em razão da transmissibilidade”, explica. Entre as medidas adotadas pela Instituição para o retorno ao presencial, estudantes e servidores deverão submeter no Sistema Cobalto o comprovante vacinal completo. Atualmente, pela liberação do poder público ao uso de máscaras, “talvez o espaço mais seguro seja a Universidade”, pondera o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Roberto Ferreira (reitor eleito), ao também comentar a efetividade da exigência do passaporte vacinal para a manutenção da matrícula na UFPel.

O presidente do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia da Covid-19 da Universidade Federal de Pelotas, Marcos Corrêa, também presente na reunião, reforçou o entendimento da Gestão: “é uma segurança que não há em outro lugar da cidade”. Segundo o Comitê Interno, não há registro de casos de contaminação cruzada dentro da Instituição, em constante monitoramento.

Primeira Experiência

O curso de Direito da UFPel, por ser o único em regime anual da Universidade, reiniciou integralmente as suas atividades presenciais em  9 de maio. A data é referente ao início do período letivo de 2022, conforme exceção aprovada pelo Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (Cocepe). A experiência, para a reitora da UFPel, foi um marco para a Universidade em integração e no respeito às medidas sanitárias, após mais de dois anos das primeiras medidas de distanciamento social em decorrência da pandemia de Covid-19.