UFPel promove formação para interessados em Bancas de Heteroidentificação

O Núcleo e Ações Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (NUAAD/UFPel) promove, de 24 a 26 de maio, um evento de formação para interessados nas Bancas de Heteroidentificação, instâncias de extrema importância para garantia da entrada de estudantes negros e indígenas pelas cotas de ações afirmativas em função de seu papel contra fraudes. As atividades ocorrem das 18h30min às 20h30min, no Auditório da Reitoria – Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1).

Conforme o NUAAD, para a funcionalidade plena das Bancas os integrantes devem estar inteirados das discussões e produções teóricas de intelectuais não brancos ao longo dos anos acerca das realidades raciais no Brasil a fim de evitar injustiças. É com esse objetivo que o encontro é proposto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio. Para inscrever-se, é necessário enviar um e-mail para nuaad@ufpel.edu.br com nome completo, profissão/instituição e telefone de contato. Em anexo deve ser enviado um memorial descritivo, contendo relato sobre sua motivação para participar dos procedimentos de heteroidentificação e sua relação com as ações afirmativas. O documento deve ter no mínimo uma página e no máximo duas, em fonte Times New Roman, 12, espaçamento 1,5, justificado. O envio após esse prazo não será considerado.

Programação:

18h30min – O Impacto do Racismo nos Estudantes da Educação Básica
Profa. Cátia Simone Ribeiro Barcellos
19h30min – Formação da População Brasileira
Profa. Rosane Rubert (Instituto de Ciências Humanas – ICH/UFPel)

18h30min – As Ações Afirmativas na UFPel
Profa. Georgina Lima (Faculdade de Educação – FaE/UFPel)
19h30min – A Categoria Pardo nas Ações Afirmativas
Profa. Carla Ávila (Universidade Católica de Pelotas – UCPel)

18h30min – Os Recursos à Heteroidentificação – Desdobramentos Legais
Alexandre Dorneles Lemos – procurador federal – Equipe Nacional Especializada em Matéria de Educação (EN-EDU)
19h30min – A Prática nas Bancas de Heteroidentificação – debate com atuais membros de bancas da UFPel