Início do conteúdo

Nugen promove intervenção sobre a dignidade menstrual

O Núcleo de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (Nugen/UFPel) iniciou, no último sábado (07), a campanha “Absorva a Ideia: precisamos falar sobre dignidade menstrual”. A primeira ação foi realizada nesta data, durante o Sarau de Dia das Mães promovido pela Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Indígenas (Femini) em parceria com a Casa Rendez-Vous.

O evento ocorreu na Praça Domingos Rodrigues, em frente à Cotada, no bairro Porto, em Pelotas. A ocasião contou com a presença de mulheres empreendedoras do município, que fizeram exposição e comercialização dos seus trabalhos, além da realização de shows locais com colaboradoras.

A campanha promovida pelo Nugen busca promover a sensibilização e a educação sobre a menstruação. Na ocasião, as alunas integrantes do Nugen Dani Spilmam, Gisiane Carvalho, Fabiane Silveira, Jayne Gabriela Rodrigues e Marcela Lima conversaram com o público presente no evento. Elas também realizaram a distribuição de aproximadamente 200 absorventes para fomentar a conscientização da necessidade do acesso a produtos e condições adequadas de higiene.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o acesso à higiene menstrual é reconhecido como uma questão de saúde pública e, fundamentalmente, de direitos humanos.