Curso de Formação de Professores Ingressantes está com inscrições abertas

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove o X Curso de Formação de Professores Ingressantes da UFPel a se realizar, conforme o calendário acadêmico, entre os dias 02 e 06 de maio de 2022, no formato presencial. O evento que ocorre semestralmente promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior.

O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo I realizado no turno da manhã e o Módulo II no turno da tarde. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. Destaca-se que o cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017.

A formação está prevista no calendário acadêmico, sendo importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do Programa de Formação de Ingressantes.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de abril pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1gLluJ_gnvgiA1vdgQzMPHmTAlheCeh2nA8fhWWAmfk64_g/viewform?usp=sf_link e as vagas são limitadas. Para receber o certificado, o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades dos módulos que se inscreveu.

A Palestra “Estratégias de Ensino e a Aula Universitária”, da Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez será realizada em ambiente virtual, na plataforma institucional e-PROJETO. O link para acessar a atividade será enviado com 24h de antecedência diretamente ao participante por meio do e-mail informado no formulário de inscrição

O restante das atividades ocorrerão presencialmente no Auditório da Reitoria da UFPel localizado no campus Porto/Anglo.

Mais informações através do e-mail: nufor.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076.

Módulos

O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel, no dia 6 de maio, das 13h30min às 17h30min. Esta ação é direcionada aos professores recém-chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.

Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel

O Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel será realizado com apoio do ônibus da UFPel, que fará o deslocamento da atividade entre os vários prédios/campus da UFPel. O ponto de saída e chegada será a parada de ônibus localizada no Campus Porto/Anglo e os detalhes da atividade serão informados durante a realização do evento por meio do e-mail indicado no formulário de inscrição.