Sessão “Musicalidades Africanas: Tanzânia e Zimbábue” no Cine UFPel

O Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulga a programação especial “Mbira e musicalidade africanas”, atividade que resulta da parceria entre a UFPel e a Bath Spa University/Reino Unido. A ação valoriza o legado da cultura africana, provendo o intercâmbio de matrizes culturais que permeiam o instrumento musical ancestral Mbira, abordando ancestralidades e novas epistemologias em música popular e etnomusicologia. Dentre as atrações, está a sessão “Musicalidades Africanas: Tanzânia e Zimbábue”, que ocorre no Cine UFPel nesta quinta-feira (14), às 16h.

As atividades promovem a integração entre a UFPel e a Bath Spa University, celebrada através de acordo específico entre as duas instituições como continuidade do projeto “Cross-Cultural Collaboration: heritage and creativity”. A programação prevê ensaios abertos e interações da Mbira com o Coral UFPel, integrando grupos musicais da comunidade, como a GRES Academia do Samba e os cursos de música, dança e cinema da UFPel.

Nesta ocasião, ocorre intercâmbio da estudante britânica Hannah Bloor, da Bath Spa University, realizado com o apoio da Coordenação de Relações Internacionais da UFPel, entre os dias 09 e 23 de abril. A ação contempla a participação da discente visitante em aulas, ensaios abertos, visitas guiadas e eventos na comunidade. A atividade também serve como preparação para a inserção da UFPel na rede GALA – Global Academy of Liberal Arts, composta por 18 Universidades de todo o mundo, coordenada pela Bath Spa University.

Sessão especial no Cine UFPel
Ainda no escopo do projeto “Cross-Cultural Collaboration: heritage and creativity”, o Cine UFPel exibe, em parceria com o Núcleo de Música Popular (NuMP) e com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt) dos Bacharelados em Música da Universidade, sessão especial dedicada a documentários musicais que abordam as culturas musicais da Tanzânia e do Zimbábue.

A exibição contará com documentários da pesquisadora, professora, musicista, compositora e cineasta Lwiza Gannibal e com trechos do show do grupo Kusanganisa, realizado em Pelotas em 2017, que contou com a participação de Chartwell Dutiro, gwenyambira do Zimbábue.

A Sessão “Musicalidades Africanas: Tanzânia e Zimbábue” apresenta os filmes “Tempo Zawoze” por Lwiza Gannibal    (2019); “Mbiracles’ session – Salani Wamkanya / partes 1 e 2”, da mesma autora (2018); e “Kusanganisa”, por Leandro Maia (2017).

Após a exibição, ocorre roda de conversa com a participação de Mario Maia – docente aposentado da UFPel, fundador da Discoteca L. C. Vinholes e do Laboratório de Etnomusicologia -, Felipe Castellani, Leu Kalunga, Leandro Maia e Jackeline Nunes.

A sessão é gratuita e ocorre na quinta-feira, dia 14 de abril, às 16h, no Cine UFPel (rua Álvaro Chaves, quase esquina com a rua Lobo da Costa, no número 447).

A atividade é parte das ações do convênio da UFPel com a Bath Spa University e é uma realização do Núcleo de Música Popular (NUMP), coordenado pelo professor Leandro Maia e do Laboratório de Etnomusicologia (LabEt) / Discoteca L. C. Vinholes, coordenados pelo professor Felipe Merker Castellani e pelo diretor de produção Eduardo Silveira, com apoio da Coordenação de Relações Internacionais (CrInter) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec).