Início do conteúdo

Zero4 Cineclube retoma as exibições presenciais

O Zero4 Cineclube retoma suas atividades presenciais na próxima sexta-feira (08), às 16h, com sessões gratuitas no Cine UFPel. A temporada de 2022 começa com a mostra Solstício de Verão, que apresenta uma programação composta por quatro filmes que trazem o sol e o calor como elementos narrativos centrais. Além disso, as obras analisam o impacto dessa estação no amadurecimento de jovens de variadas partes do mundo.

Inspirada em um célebre texto do crítico André Bazin acerca de As Férias de Sr. Hulot (1953), de Jacques Tati, a mostra aborda o caráter de transformação pessoal no período das férias. Nesse sentido, é percebida a maneira como o cinema é capaz de construir universos particulares em períodos tão curtos, porém significativos. Depois dos dias e noites de verão desfrutados pelos jovens dos filmes escolhidos, tudo será diferente em suas vidas.

A sessão inaugural traz Loucuras de Verão (1973), de George Lucas, uma das obras essenciais da Nova Hollywood. O longa norte-americano acompanha quatro adolescentes que passeiam de carro por uma pequena cidade no último dia de férias. Tal jornada representa o lampejo final da inocência antes da chegada da vida adulta.

Após dois feriados consecutivos, o cineclube retorna no dia 29/04, com a exibição do francês U.S. Go Home (1994), de Claire Denis. Sua narrativa se passa nos anos 1960 e traz duas jovens que vão a uma festa localizada no subúrbio parisiense e passam a enxergar o mundo de outra forma. O filme compõe um dos episódios da célebre série televisiva Todos os Garotos e Garotas de sua Época (1994), que descortina os desejos e anseios da juventude francesa ao longo de décadas.

Já no dia 06/05, é a vez do cinema brasileiro dar as caras com Marcelo Zona Sul (1970), de Xavier de Oliveira. O enredo é protagonizado por um garoto carioca que fica assustado com a possibilidade de que o pai lhe consiga um emprego. Por causa disso, o rapaz foge para uma São Paulo urbanizada em busca de liberdade, mas acaba encontrando muitas pedras no meio do caminho.

Encerrando a programação, no dia 13/05, será exibido Pauline na Praia (1983), de Éric Rohmer, uma das grandes obras do mestre do cinema francês. O filme traz à tona os ritos de passagem de uma adolescente que viaja com a prima adulta para um balneário paradisíaco e tem que lidar com as desventuras do amor e do sexo.

Serviço
Zero4 Cineclube
Exibições: sempre às sextas-feiras, às 16h
Local: Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447 – Junto ao prédio da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim)
Entrada: gratuita

Programação:
08/04
Loucuras de Verão (1973), de George Lucas
29/04
U.S. Go Home (1994), de Claire Denis
06/05
Marcelo Zona Sul (1970), de Xavier de Oliveira
13/05
Pauline na Praia (1983), de Éric Rohmer

Publicado em 06/04/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Ciclo de Cinema, Cine UFPel, Cineclube, Cinema, Zero4 Cineclube.