UFPel tem quatro planos de inovação aprovados no CATALISA ICT

Dentre os 270 planos de inovação aprovados no Edital Catalisa ICT, quatro são da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tornando a Universidade a segunda instituição do estado a mais aprovar projetos inovadores de base tecnológica. O primeiro lugar ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com seis negócios inovadores aprovados.

Destes quatro planos, dois vem da Faculdade de Odontologia, ‘Videolaringoscópio Anatomico de Baixo Custo (Pré Incubada na Conectar)’ da pesquisadora Ana Cristina Beitia Kraemer Moraes e ‘Nova resina odontológica para capeamento pulpar’ da pesquisadora Juliana Silva Ribeiro. Pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), no curso de Engenharia de Materiais, Raphael Dorneles Caldeira Balboni aprovou o projeto ‘Sensor eletroquímico para monitoramento ambiental’ e no curso de Biotecnologia, William Borges Domingues aprovou projeto de ‘Diagnóstico de fertilidade por miRNAs espermáticos’.

No resultado divulgado na última quinta-feira (17), dos mais de 1100 projetos submetidos, a proposta de William Borges Domingues ainda obteve o 8° lugar na classificação geral.

O Catalisa ICT é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade. Os selecionados serão apoiados através de bolsas e auxílios concedidos ao pesquisador proponente e sua equipe.