Nota da Gestão – Censura da exposição do Prêmio Pindorama

A Universidade Federal de Pelotas vem a público manifestar total contrariedade e repúdio ao ato de censura praticado pela Prefeitura de Bagé ao fechar a exposição do Prêmio Cultural Pindorama, que estava ocorrendo na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé, com previsão de encerramento no dia 31 de março. A exposição trazia obras com o tema “Sobre-Vivências”, considerando implicações e reflexões no período da pandemia causada pelo Covid-19 e as mudanças sociais decorrentes destas experiências.

O prêmio é fruto da articulação entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o objetivo de incentivar a reflexão artística acerca da realidade, valorizando a produção cultural e estimulando o surgimento de novos artistas.

A liberdade de expressão é necessária a uma sociedade democrática que precisa refletir sobre as consequências da pandemia que assola o mundo. A arte é um dos modos de propor mudanças a partir do que impacta a sociedade. Entendemos que somente estimulando os valores de diversidade, pluralidade, respeito e tolerância teremos uma sociedade livre.

Publicado em 24/03/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Nota da Gestão, Prêmio Cultural Pindorama.