Início do conteúdo

UFPel organiza encontro internacional sobre Selênio e Telúrio

O principal encontro mundial sobre a química de selênio e telúrio, ICCST (International Conference on the Chemistry of Selenium and Tellurium) vai ocorrer no Brasil, em Florianópolis, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. A 15ª edição do evento será sediada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conta com a participação de docentes do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPel na comissão organizadora. Além da UFSC e UFPel, a UFSM (Santa Maria) e a UFMS (Campo Grande) também são coorganizadoras do ICCST-15.

Sobre o ICCST:

O ICCST é um evento já consolidado internacionalmente, que trata de todos os aspectos da química e bioquímica envolvendo Selênio e Telúrio, desde pequenas moléculas até biomoléculas (selenoenzimas) e novos materiais funcionais. Sua primeira edição ocorreu em 1971, em Nova York e desde 2014 vem sendo realizado trienalmente em diversos países. Edições prévias ocorreram em Nova York (USA, 1971), Lund (Suécia, 1975), Metz (França, 1979), Birmingham (Reino Unido, 1983), Oak Ridge (USA, 1987), Osaka (Japão, 1991), Aachen (Alemanha, 1997), Águas de São Pedro (Brasil, 2000), Mumbai (Índia, 2004), Lodz (Polônia, 2007), Oulu (Finlândia, 2010), Cardiff (Reino Unido, 2013), Gifu (Japão, 2016) e Cagliari (Itália, 2019).
A indicação do Brasil para servir como país anfitrião em 2022 foi definida na reunião do conselho consultivo internacional na última edição do evento, ocorrido na Itália. A escolha se baseou no desempenho de excelência de grupos de pesquisa brasileiros que atuam com Selênio e Telúrio.

As contribuições inéditas que o Brasil vem dando à comunidade científica internacional na área de química/bioquímica são reconhecidas no mundo todo. Como citado anteriormente, o evento já ocorreu no Brasil, há 22 anos, no estado de São Paulo. No entanto, é importante destacar que uma parcela numerosa de grupos de pesquisa na área de Selênio e Telúrio encontra-se na região sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul. O ICCST-15 seguirá a série bem sucedida desta Conferência, oferecendo um programa científico (mais de 30 palestras) com os mais recentes desenvolvimentos em química/bioquímica de selênio e telúrio, desde aplicações em síntese orgânica e inorgânica até ciências de materiais, sistemas biológicos, estudos teóricos, espectroscópicos e mecanísticos.

O PPGQ da UFPel está participando ativamente da organização do evento e convida a comunidade da UFPel que tem afinidade com esse tema a participar do evento. Esta iniciativa é um dos resultados do projeto de cooperação internacional “Moléculas bioativas contendo selênio – Síntese, caracterização e aplicações”, parte do Projeto Institucional de Internacionalização da UFPel (CAPES/PrInt), aprovado em 2018.
A inscrições serão abertas em breve e haverá incentivo para a participação de estudantes de graduação e pós-graduação.

Saiba mais em:
https://www.iccst15.com.br/
https://www.facebook.com/ICCSTBrazil/
https://twitter.com/ICCST15
https://www.instagram.com/iccstbrazil/

Publicado em 21/03/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags PPG em Química, PPG Química, Química.