Início do conteúdo

Barragem Eclusa completa 45 anos

A Barragem do Canal São Gonçalo e sua Eclusa, atualmente geridas pela Agência da Lagoa Mirim da Universidade Federal de Pelotas (ALM/UFPel), estão completando 45 anos de serviços prestados ao desenvolvimento regional das comunidades Brasil-Uruguai. O espaço foi a primeira grande obra nascida do Plano de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, desenvolvido pela Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (CLM), instituída em 1963. A obra foi concluída em 1977 e inaugurada pelo então presidente da República, general Ernesto Geisel.

Após 45 anos de ininterrupta operação na região, a Barragem do Canal São Gonçalo vem garantindo o impedimento da intrusão das águas oceânicas no Canal São Gonçalo e Lagoa Mirim, assegurando a qualidade da água para fins agrícolas e de consumo humano.

Acesse aqui artigo assinado pelo diretor da ALM, professor Gilberto Loguercio Collares, que trata da atuação e importância da Barragem do Canal São Gonçalo e sua Eclusa: ALM_Barragem-São-Gonçalo