Novos residentes são acolhidos em evento de integração

A Universidade Federal de Pelotas, em parceria com a Faculdade de Medicina (Famed) e com Hospital Escola (HE Ebserh), deu início à acolhida dos Residentes das Especialidades Médicas e Multiprofissional. A abertura ocorreu nesta quarta-feira (02), no Auditório da Famed.
Estão sendo recepcionados cerca de 60 residentes das áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Medicina de Família e Comunidade, Neonatologia, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Residência Multiprofissional em Oncologia.

O evento prossegue até esta terça-feira (08), com palestras e visitas às unidades com o objetivo de apresentar as estruturas e rotinas da Universidade e do Hospital Escola. Neste ano, a recepção dos novos residentes foi feita de forma integrada, organizada em conjunto entre Famed, HE, Comissão de Residência Médica (Coreme) e Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu). Foram cinco dias de atividades pensados para integrar os residentes e trazer orientações diversas.

A diretora da Famed, professora Julieta Fripp, ressaltou a alegria em receber os residentes presencialmente após tanto tempo de atividades on-line em razão da pandemia, juntamente com HE, Diretórios Acadêmicos de demais parceiros. “São novos residentes que estão chegando à nossa cidade para ficar no mínimo dois anos em formação prática nos diferentes cenários assistenciais”, destacou, citando como exemplos as Unidades Básicas de Saúde, os ambulatórios e o próprio HE. De acordo com ela, para que se sinta acolhido e integrado aos seus espaços de atuação, o grupo passa por uma “maratona” de capacitações nesse ingresso na instituição.

O gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Escola, professor Tiago Collares, destacou o ineditismo do evento, unindo os espaços de atuação dos profissionais. O gestor mencionou o simbolismo da acolhida para demonstrar o valor que as instituições dão à integração e à receptividade nos espaços de atuação, importante para o bom andamento dos trabalhos e para a formação de cada um dos residentes. “Somos um Hospital de ensino. Vamos conversar com os residentes e mostrar um pouco do que ele é e como se comporta”, disse, contextualizando que o HE atua em uma rede que compreende 40 hospitais.

De acordo com ele, receber pessoas de várias partes do país traz diferentes culturas e oxigena o sistema, e também traz responsabilidade para as instituições, para que proponham o melhor para que os profissionais possam trabalhar, estudar e se especializar. “Esse é o nosso papel. Como Hospital de ensino a gente vai estar esses anos proporcionando pesquisa, extensão e outras atividades que são vinculadas ao ensino e qualificam a assistência”, pontuou, lembrando que a Ebserh está em um novo momento como sede, se reposicionando e se fortalecendo como rede. “Todos os nossos fluxos e serviços vão estar de certa forma sendo valorizados e readequados para garantir a melhor formação desses residentes que estão chegando”.

02/03, quarta-feira

– Famed
– Coreme
– Coremu