Deputada Maria do Rosário visita UFPel para entrega de bens adquiridos por emenda

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu, nesta sexta-feira (04), a deputada federal Maria do Rosário (PT) para mostrar equipamentos e materiais adquiridos com recursos destinados por ela via emenda parlamentar. Foram R$ 200 mil investidos em bens permanentes para a Unidade Cuidativa, espaço ligado à Faculdade de Medicina que atende pessoas com doenças crônicas e em cuidados paliativos.

A Unidade Cuidativa atua com Ambulatório Multiprofissional, Reabilitação Física e Práticas Integrativas e Complementares – envolvendo atendimento médico e fisioterápico, serviços de enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, meditação, reiki, arte terapia e diversas outras. São cerca de 1,2 mil atendimentos por mês.

Dentre os equipamentos adquiridos com o recurso, estão dois estúdios de Pilates completos, um “antigo sonho” da equipe de reabilitação. Uma cadeira odontológica também foi adquirida e deverá dar início ao Consultório Odontológico que funcionará de segunda a sextas-feiras na Cuidativa, em uma parceria com a Faculdade de Odontologia. Dentre as demais conquistas, estão 25m2 de piso e azulejos – para a área da cozinha -, complemento de forro para melhorar a climatização, janelas novas com ventilação, dois aparelhos de ar-condicionado, equipamento de som para o auditório, três televisores, três geladeiras, uma autoclave, duas impressoras, 20 cadeiras universitárias, dois quadros brancos, sete macas fixas, onze poltronas reclináveis, quatro mesas administrativas, quatro aparelhos de oximetria de dedo, duas barras paralelas, escada de canto com rampa, um multiprocessador, estetoscópio e mesa de sinuca para a área de lazer.

Conforme explica a coordenadora da Unidade Cuidativa e diretora da Faculdade de Medicina da UFPel, Julieta Fripp, o trabalho realizado no local tem como meta melhorar a qualidade de vida das pessoas, o que envolve a integralidade do ser humano. “Trabalhamos no sentido de aliviar as dores físicas, sociais, emocionais e espirituais, com humanização e acolhimento. Costumamos dizer que aqui é a casa deles. Essa emenda amplia o cuidado integral que a gente precisa para o SUS”, salienta.

A deputada Maria do Rosário disse estar feliz com a destinação do valor via emenda, mas destacou que os recursos deveriam ser orçamentários. “As universidades vivem tempos difíceis com o teto de gastos. Fico feliz de fazer essa emenda, que é recurso público, chegar até vocês. Admiro a capacidade profissional, a força e a energia psíquica para atenção às pessoas de forma integral, com qualidade de vida. Contem comigo”, disse.

A destinação dos recursos foi pleiteada em conjunto com o Sindicato dos Servidores da UFPel (Asufpel). Durante a visita, a coordenadora, Maria Tereza Fujii, fez questão de afirmar que o Sindicato não pode estar centrado apenas em si. “Trabalhamos não só pelo Sindicato, mas por toda a comunidade”, disse.

Na ocasião, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, salientou o papel atuante da instituição no enfrentamento à pandemia e valorização da ciência, situação que levou a sociedade a enxergar a Universidade como espaço de produção de conhecimento e trabalho pela vida das pessoas. Em paralelo, a UFPel passa pela sua pior situação orçamentária. São apenas R$ 2 milhões por ano de recurso de capital (utilizado para investimento em obras, novas instalações e aquisição de equipamentos e materiais permanentes), para dar conta de 97 cursos de graduação e mais de 20 mil alunos. “É difícil fazer gestão sem esses recursos”, disse, ao agradecer pela destinação da emenda. A reitora ainda ressaltou o trabalho desenvolvido pela deputada como defensora da educação. “Parabéns pela bandeira em favor da educação. Para nós é muito importante te ter ao nosso lado”, disse.

Os recursos foram pleiteados junto à deputada no final de 2020. A destinação foi feita no início de 2021, período após o qual foi feita a licitação para os materiais, que começaram a chegar em dezembro de 2021.