Cursos de Música da UFPel promovem acolhida a estudantes

O colegiado dos cursos de bacharelado em Música da UFPel realiza, entre os dias 7 e 11 de março, uma semana de atividades para recepcionar os estudantes de seus oito habilitações. A agenda contará com palestras e rodas de conversa com professores, servidores, estudantes, egressos e artistas.

As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal do Centro de Artes no YouTube, enquanto as rodas de conversa ocorrerão na plataforma de videochamadas Zoom. Para participar dessas últimas, deve ser realizada inscrição, nos links encontrados no final deste texto.

Programação

A semana de atividades começa na próxima segunda-feira (7), às 19h, com a palestra “Emicida: emblema da nova condição do rap”, ministrada pela professora Daniela Vieira dos Santos, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mediação do professor Felipe Merker Castellani (UFPel) e da estudante Leu Kalunga (UFPel).

Já na terça (8), às 18h, ocorre a roda de conversa entre a Dona Conceição Teixeira e o professor Leandro Maia (UFPel), mediados pelo discente Alinson Alaniz (UFPel). Dona Conceição é uma figura conhecida em Pelotas, pelo seu trabalho social e pelo fato de ter mais de cem filhos de coração; no entanto, não é tão conhecida outra faceta sua: ela é compositora de mais de cem sambas.

A partir de quarta (9) ocorrem as rodas de conversa com egressos e membros de setores da UFPel: nesse dia, às 19h, compõem a mesa de conversa egressos dos bacharelados em Música: Amanda Oliveira (Ciências Musicais), Ligia Poliana (Música Popular), Mayara Araújo (Flauta) e Gustavo Cunha (Composição), com mediação da professora Daniela Moreira.

Na quinta-feira (10), às 18h, a conversa é com Rodrigo da Silva Vital, do Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN), Daniele Concli Loureiro Teixeira e Rogéria Aparecida Cruz Guttier, do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI), e Ediane Acunha e Rejane Jouglard, do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) da Universidade Federal de Pelotas, com a mediação do professor Rafael Noleto (UFPel).

O encerramento das atividades será na sexta-feira (11), às 16h, com a conversa entre coordenadores de grupos de pesquisa e projetos vinculados aos bacharelados em Música. Participam da conversa os professores Cristine Bello Guse, Felipe Merker Castellani, Guilherme Tavares, James Correa, Luiz Guilherme Goldberg, Luís Fernando Hering Coelho, Marcelo Borba, Rafael Noleto, Rafael Velloso, Rogério Constante, Raul Costa D’Ávila, Tiago Ribas e Werner Ewald.

Os links para as atividades podem ser encontrados a seguir:

– Palestra “Emicida: emblema da nova condição do rap”
– Conversa com Conceição Teixeira e Leandro Maia
– Rodas de conversa – Inscrições

Publicado em 04/03/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Música.