Início do conteúdo

Pesquisa indica expressiva adesão dos TAE’s ao Programa de Gestão-Teletrabalho

Com auxílio de métodos descentralizados de consulta e discussão, a UFPel através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e da Comissão instituída com o objetivo de apresentar o estudo, desenvolveu um plano de ação para ouvir a comunidade dos técnicos administrativos sobre a Instrução Normativa Nº 65 de 2020 e o teletrabalho, dando continuidade a uma jornada que apresenta outra proposta para o desempenho das atividades laborais, atendendo aos anseios da categoria e fazendo chegar com melhor agilidade os serviços prestados para a comunidade interna, externa e principalmente para os alunos que pertencem a uma geração conectada.

Assim, a UFPel chamou a comunidade para discussão do assunto teletrabalho no final de setembro de 2021, onde seria disponibilizado para a comunidade participar de espaços de democratização do conhecimento e de escuta da categoria.

Em novembro de 2021, a PROGEP promoveu uma live com especialistas de outras instituições Federais que também estão no processo de formalização do Programa de Gestão na modalidade teletrabalho. A live contou com a participação da comunidade da UFPel.

No mês seguinte, dezembro de 2021 a comissão encarregada de discutir o Programa de Gestão por Resultado na instituição, no qual se insere o teletrabalho, disponibilizou um questionário on-line para os servidores técnicos administrativos no intuito de ouvir a opinião de cada servidor interessado no tema, oportunizando assim que todos pudessem se manifestar e contribuir com o assunto.

O estudo preliminar sobre o teletrabalho foi um compromisso assumido pela Gestão e o questionário, uma das ações que visou subsidiar o trabalho da Comissão instituída pela Portaria nº 1700/2021, democratizando as decisões que serão tomadas a partir dos interesses dos nossos servidores sobre o assunto. No questionário, todos servidores do regime jurídico único da instituição foram convidados a informar sobre o conhecimento ou não da Instrução Normativa Nº 65, das diferenças entre o teletrabalho e o trabalho remoto, sobre o interesse em aderir de forma parcial ou integral, bem como outras questões consideradas essenciais sobre o posicionamento dos servidores para nortear o trabalho da Comissão e da Administração Central.

Após esse breve histórico das ações, e de forma ampla, a PROGEP juntamente com a Comissão, informa o resultado desse processo. Foram enviados 1214 formulários para participação dos TAEs. Esse formulário visava quantificar o nível de conhecimento dos técnicos administrativos sobre o tema, assim como medir o interesse dos mesmos.

A primeira questão debatida foi acerca do conhecimento dos TAEs sobre a Instrução Normativa 65/2020 do Ministério da Economia onde constatou-se que 87,69% tinha conhecimento ou já tinha ouvido falar, e 84,62% tinha entendimento sobre as diferenças entre o desenvolvimento das atividades remotamente em curso na UFPel durante a pandemia de Covid-19 e a modalidade de teletrabalho prevista na Instrução Normativa 65/2020, e um número expressivo de técnicos em educação 86,54%, mostraram-se interessados em desenvolver as atividades de forma remota.

Todavia, os dados demonstraram que 55,38% dos participantes gostariam de desenvolver atividades de forma parcial. Quando confrontado os dados com o momento da pandemia, 21,15% dos participantes disseram que precisavam interagir de forma presencial com a chefia, ou com as equipes de trabalho. Porém, a grande maioria 79,23% não identifica problemas operacionais e logísticos para desenvolverem as atividades de forma remota.

Considerando os diferentes perfis de TAEs, além das diferentes atividades desenvolvidas por estes na UFPel, é possível concluir que há espaço para que o Programa de Gestão seja implantado e que o mesmo atenderá tanto os anseios dos TAEs, como os anseios da UFPel em promover a interação com sua comunidade interna e externa de forma alinhada com a tendência conectada do mundo atual.

Acesse os dados da pesquisa na íntegra pelo link Resultado questionário.

Publicado em 24/02/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Gestão de Pessoas, ProGeP, teletrabalho.