Início do conteúdo

Professor da UFPel lança o livro Avifauna Gaúcha: Guia de Identificação

O professor da Faculdade de Veterinária da UFPel, Cláudio Dias Timm, e o biólogo Vítor Falchi Timm, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRGS, publicaram o livro AVIFAUNA GAÚCHA: GUIA DE IDENTIFICAÇÃO.

Neste guia, estão representadas todas as 715 espécies de aves já registradas no Rio Grande do Sul, classificadas de acordo com a mais recente publicação, de 2021, do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos – CBRO. As aves estão ilustradas em mais de mil fotografias. Para cada espécie, além das imagens, há um texto com a descrição da ave, incluindo as diferenças relativas a sexo, idade, período reprodutivo e morfotipos, ambiente em que vive, frequência de ocorrência e observações sobre comportamento.

Especial atenção é dada às espécies de difícil diferenciação a campo, destacando as características que permitem a sua identificação. Também acompanha cada descrição um mapa mostrando a área de ocorrência e a época em que a espécie é observada no estado. Adicionalmente, inclui uma lista das espécies para que o observador possa assinalar aquelas que já registrou.

AVIFAUNA GAÚCHA: GUIA DE IDENTIFICAÇÃO é um livro direcionado não apenas aos observadores/fotógrafos de aves, mas também a todos que apreciam a beleza das aves e querem saber um pouco mais sobre elas.

Interessados na obra podem entrar em contato com os autores pelo e-mail avifaunagaucha@gmail.com.

Publicado em 21/02/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Curso de Medicina Veterinária, Livro, Medicina Veterinária.