Início do conteúdo

Evento marca pré-estreia de “Quando ousamos existir”

O teatro Alfredo Mesquita, localizado em São Paulo (SP), receberá nesta quinta-feira (17), às 18h, o evento de pré-estreia do filme “Quando ousamos existir”, documentário de autoria do professor da Faculdade de Educação da UFPel Marcio Caetano e do presidente do Grupo Arco-Íris, Cláudio Nascimento.

A obra traça a história do movimento LGBTI+ no Brasil, retratando, especialmente, a trajetória da organização política nas décadas de 1970 e 1980. É uma iniciativa do Centro de Memórias João Antônio Mascarenhas, entidade conjunta das Universidades Federais de Pelotas (UFPel) e do Espírito Santo (UFES) e do Grupo Arco-Íris (GAI).

No documentário, são apresentadas as memórias de diversos ativistas, que, em entrevistas, exploram a emergência do movimento durante a ditadura militar e a participação nos debates da Constituinte, passando pelo período de início da epidemia de AIDS e das lutas contra a patologização da homossexualidade.

O filme foi gravado entre 2017 e 2019, com ativistas que atuaram nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Sergipe e Ceará; entre eles estiveram João Nery, o primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual no país, em 1977, e Paulo Fatal, que integrou o Grupo Triângulo Rosa e foi um dos primeiros ativistas a se posicionar no enfrentamento à epidemia de Aids nos anos de 1980.

Publicado em 17/02/2022, nas categorias Agenda, Notícias.