UFPel e Azonasul reafirmam protocolo de intenções

Na manhã desta quarta-feira (9), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) realizaram a assinatura de confirmação do compromisso firmado em 2019, através de um protocolo de intenções. A solenidade ocorreu no Gabinete da Reitoria e contou com a presença da reitora Isabela Andrade, da vice-reitora Ursula Rosa da Silva, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, e do presidente da Azonasul e prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro.

A assinatura do protocolo reafirma a intenção de estabelecer bases de cooperação recíproca para a promoção e a realização de atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de mútuo interesse. A primeira parceria de 2022 ocorreu através do Edital CRA 01/2022 que destinou 59 vagas remanescentes do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) para o ingresso de estudantes que concluíram o ensino médio em um dos municípios da Zona Sul.

Durante a solenidade, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, destacou o papel da Universidade junto aos 22 municípios, a possibilidade de fomento de linhas de pesquisa que dialoguem com as necessidades da região, além dos recursos humanos que a UFPel poderá ofertar para atuar nas frentes de trabalho.

Já o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, destacou o Portfólio de Projetos e Extensão: Conhecimento e Serviços para a Comunidade que apresenta os projetos que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) desenvolve com o apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e estão disponíveis para parceria com as prefeituras.

A vice-reitora Ursula Rosa da Silva destacou que a Universidade tem a responsabilidade social de desenvolvimento econômico e do turismo da região. “Estamos propondo a criação de cursos noturnos que se encaixem nas demandas de mercado e desenvolvimento regional, para a inclusão dos trabalhadores”, disse.

Em sua fala, o presidente da Azonasul, Vinícius Pegoraro, destacou algumas demandas dos municípios como formação continuada e oficinas na área de educação, cultura e saúde. Para Pegoraro, o convênio possibilita a troca de saberes e o compartilhamento de recursos que podem facilitar a realização de atividades importantes para os municípios.

Publicado em 10/02/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Assinatura, Convênio, FDMS, protocolo.