Início do conteúdo

Revista PIXO abre chamada para edição com tema “Cidadania & Território”

A PIXO – Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), torna pública a chamada para a sua 22ª edição, com a temática “Cidadania & Território”. O intuito é discutir saberes que fortaleçam diferentes culturas, lugares, percepções e olhares, vivenciados por meio de experimentações humanas e cidadãs, compreendendo e ampliando o conhecimento sobre relações e comportamentos humanos com o seu território.

Dessa forma, explicam os editores, se busca pensar por meio de múltiplas visões de mundo, a qualidade espacial urbana e como os sujeitos vivenciam esses lugares, identificando os impactos ou implicações das decisões das ações humanas, no traço e desenho urbano, em composições do conhecimento e em campos específicos de saberes como a psicologia e sociologia no uso da arquitetura, do urbanismo, visando o desenvolvimento sustentável.

Diálogos e reflexões
De 3 a 5 de novembro de 2021, o Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom/UFPel) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel sediaram o “3° Congresso Internacional de Cidadania, Espaço Público e Território” – 3° CIECIT. O evento reuniu pesquisadores brasileiros e de outros países, abrindo espaço para diálogos e reflexões interdisciplinares e internacionais que permeiam as relações entre cidadania, espaço público e território. A complexidade dessas relações delineou o aprofundamento de desenvolvimentos investigativos e de estratégias em torno de temas principais de forma abrangente, porém não exaustiva. Esses temas envolveram a percepção do usuário sobre o espaço urbano; seu comportamento; as territorialidades construídas em processos de apropriação da cidade; as questões inerentes ao urbanismo contemporâneo; a análise crítica da evolução histórica da arquitetura e do urbanismo; e a inclusão dos indivíduos no mundo digital. A construção dessa plataforma plural de discussão se apoia na qualidade do espaço urbano como facilitador da interação entre os seres humanos, do acesso democrático à cidade e do exercício da cidadania. Por outro lado, ela entende que, para isso, é fundamental compreender fenômenos que afetam negativamente esses processos, tais como os territórios do medo e seus impactos em usos, identidades e percepções sobre os espaços urbanos, além da falta de uma definição clara de um espaço intercultural resultante das sinergias de transformação dos sistemas, dos territórios. Além disso, o 3º CIECIT instigou a explorar o contexto do dinamismo urbano, as mudanças constantes originadas sob diferentes condições ambientais, sociais, econômicas e políticas, e que são cada vez mais aceleradas nos tempos atuais.

Assim, a Pixo vem proporcionar nesta chamada a extensão desse espaço que foi iniciado no 3° CIECIT e que tomou forma em dezessete sessões e cinco conferências durante os três dias de evento. A proposta é percorrer as mais diferentes áreas trabalhadas no congresso, como: qualidade espacial, espaço urbano, gestão urbana, planejamento, desenvolvimento urbano, arte urbana, sociologia, psicologia, política, antropologia, entre outros.

Submissão
Os artigos deverão ser submetidos por meio do sistema, cadastrando-se como “autor”, até o dia 31 de maio de 2022. A edição “Cidadania & Território” é dirigida pelo professor Cristhian Moreira Brum e pela mestra em Arquitetura e Urbanismo Thaís Debli Libardoni.

Publicado em 03/02/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FaUrb, Pixo, Revista Pixo.