Cerimônia marca transição de chefias no Hospital Escola e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Duas mudanças na composição da Administração Central da Universidade Federal de Pelotas foram marcadas na tarde desta quarta-feira (12), em cerimônia ocorrida no Gabinete da Reitora. Assumem a Superintendência do Hospital Escola a médica e docente da Faculdade de Medicina Carolina Ziebell e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis a técnica-administrativa Rosane Brandão.

No ato, marcado pela descontração e pela informalidade, a reitora Isabela Andrade destacou que, apesar das mudanças nos nomes, tal transição na gestão traz a tônica da continuidade, visto que ambas já participavam das equipes de liderança dos órgãos nos últimos anos. A reitora ainda pontuou que Rosane e Carolina somam-se ao grupo de fortes mulheres que compõem a Administração Central da UFPel. “Um time que me enche de orgulho”, disse.

Hospital Escola

A mudança na superintendência do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas não significa que o grande sonho da construção da nova sede da instituição de saúde seja abandonado. Muito pelo contrário. O cargo máximo do hospital passou a ser ocupado por Carolina Ziebell, que durante a gestão anterior, da professora da Faculdade de Nutrição Samanta Madruga, ocupava a Gerência de Atenção à Saúde.

A nutricionista destaca que, em seu período à frente do HE, foi possível provar que o sistema de saúde funciona, especialmente para quem mais precisa. “É um orgulho poder ter podido colaborar para a melhoria do sistema de saúde de Pelotas e região”, diz. Outro fato destacado por Samanta é a forma como o HE autou diante da pandemia da Covid-19, em face do desconhecido e do novo: “Apesar do momento triste, que tirou tantas vidas, podemos dizer que nosso enfrentamento teve sucesso”.

Em sua visão, a ex-superintendente diz deixar sementes de aproximação das pessoas que compõem a comunidade do HE com a direção. Ela cita como experiências positivas ações como a Direção Noturna e os projetos itinerantes: “Tudo para aproximar as pessoas”. Fica, também, o início da concretização do grande sonho da sede própria do Hospital Escola.

E este é, justamente, o grande objetivo a ser atingido pela nova gestora, que a nova casa da instituição saia do papel. “Queremos licitar ainda este ano e implantar o canteiro de obras”, planeja Carolina Ziebell. “É a nossa sonhada casa própria, composta não apenas por paredes, mas por ideias e ideais”, afirma. Ela afirma que chega na mesma batida que Samanta, disposta a dar continuidade a dar prosseguimento ao que já está sendo desenvolvido.

“Encaro como um grande desafio, talvez o maior da minha carreira, dada a importância dessa instituição para a sociedade da região”, afirma Carolina. Entre os objetivos citados pela nova gestora está o de reforçar a aproximação, especialmente com as unidades acadêmicas e os cursos de graduação da UFPel, de forma a reforçar a vocação de ser um hospital de ensino.

Passa a ocupar a Gerência de Atenção à Saúde a médica Cristiane Neutzling.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

O desafio de realizar uma assistência estudantil de qualidade em tempos de poucos recursos passou para as mãos da técnica-administrativa Rosane Brandão. Não é a primeira vez que a servidora, licenciada em Estudos Sociais e lotada originalmente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, ocupa o cargo de pró-reitora de Assuntos Estudantis: ela já esteve na posição em 2013. Rosane sucede a professora do Centro de Artes Fabiane Tejada, que não pode participar da cerimônia de transição, cujos olhar atento e forma acessível de trabalhar foram destacadas pela reitora Isabela.

A nova pró-reitora já fazia parte da equipe gestora da PRAE, na função de coordenadora de Políticas Estudantis, cargo que passa a ser ocupado pela servidora Angélica Leitzke. Rosane diz receber o cargo com bastante alegria, pois, apesar das dificuldades da tarefa assumida, tem junto consigo uma equipe pela qual nutre muita admiração.

Ela cita que os últimos anos foram de um salto quantitativo e qualitativo na assistência estudantil na UFPel, tanto no que tange ao programas quanto ao diálogo e acolhimento. “Minha ideia é seguir os passos nesses caminhos”, afirma. Apesar da dificuldade já vivida pelo corte de verbas na área, ela se diz tranquilizada por poder contar com uma equipe comprometida: “Vamos trabalhar ao máximo para que se consiga suprir as necessidades dos nossos estudantes”.