Início do conteúdo

Epidemiologia seleciona bolsistas para coleta de dados e amostras biológicas

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou novo edital de processo seletivo de bolsistas para trabalho de campo no estudo de Coorte de Nascimentos de 2004 em Pelotas. Serão selecionados nove profissionais em duas categorias: oito para coleta de medidas antropométricas, de composição corporal e de amostras de cabelo dos participantes da pesquisa (categoria I), e um profissional para a coleta de sangue venoso e outras amostras biológicas (categoria II). As bolsas têm o valor de R$ 1.575,00 mensais, com duração prevista de oito meses.

Os pré-requisitos específicos para as bolsas incluem, na categoria I, ter curso superior completo em qualquer área do conhecimento e experiência em coleta de dados em estudos epidemiológicos e, na categoria II, ter curso superior em Enfermagem, Bioquímica, Farmácia, Biomedicina ou Medicina, e experiência com coleta de sangue humano. Para concorrer às bolsas, é necessário ter disponibilidade de 36 horas semanais para as atividades e comprovante de ciclo completo de vacinação contra Covid-19.

As inscrições serão feitas exclusivamente online no período de 3 a 14 janeiro de 2022. Os candidatos devem encaminhar a documentação descrita no edital do processo seletivo para o endereço eletrônico selecao.examescoo04@gmail.com durante o prazo de inscrições.

A seleção acontece em duas etapas. Na primeira, a banca de seleção irá avaliar os currículos Lattes dos candidatos. A partir daí, serão selecionados até 25 profissionais, na categoria I, e cinco, na categoria II, para participarem do curso “Capacitação em coletas de dados de medidas corporais, composição corporal e amostras biológicas em inquéritos epidemiológicos voltados à adolescência”, que ocorrerá de 7 a 10 de fevereiro de 2022, no turno da tarde. A etapa final será a avaliação teórica ao final da capacitação, no dia 10 de fevereiro. Os nove candidatos com melhor desempenho na etapa final (oito na categoria I, e um na categoria II) serão selecionados para receber as bolsas e desempenhar as atividades práticas da “Capacitação em coletas de dados de medidas corporais, composição corporal e amostras biológicas em inquéritos epidemiológicos voltados à adolescência II”, com duração prevista de oito meses.

Na categoria I, os bolsistas serão responsáveis por aferir medidas antropométricas, aplicar questionários em papel e em meio eletrônico e operar equipamentos de avaliação de composição corporal. Já as atividades específicas dos bolsistas na categoria II envolvem a coleta de sangue venoso à vácuo. Ambas as posições envolvem contato com o público em geral, atividades de acolhimento, controle de fluxo e suporte no trabalho de campo e coleta de amostras de cabelo dos participantes do estudo, na clínica do projeto ou em visitas domiciliares.

Informações adicionais podem ser obtidas em contato com a comissão organizadora do processo seletivo pelo e-mail selecao.examescoo04@gmail.com.