PET Educação prepara “Cinco Marias” para ação de Natal

Desde 23 de novembro e por um mês, o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação está preparando sua ação de Natal, que este ano ocorrerá no Instituto São Benedito. A atividade consiste na confecção de jogos “Cinco Marias”, feito a muitas mãos.

Além do próprio grupo, participantes do programa Universidade Aberta à Pessoas Idosas (UNAPI), professoras, estudantes, bordadeiras, costureiras e artesãs colocaram suas mãos em contato com linhas, agulhas e tesouras. Segundo a organização da ação, a preparação acabou se tornando também uma festa, a partir desse modo peculiar de produzir arte, amizade e solidariedade.

A equipe destaca que a atividade de confecção está aberta a voluntários. Caso a pessoa não saiba como fazer o brinquedo, o grupo PET ensina a fazer e orienta como fazer a doação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 99135-8765.

Cinco Marias: o que é isso?

Cinco Marias é uma brincadeira popular antiga que promove a autoconfiança, criatividade, raciocino lógico e demanda agilidade, destreza, equilíbrio e sociabilidade. É simples de fazer e de jogar. Popular no Brasil interiorano, trata-se de um jogo de coordenação motora com cinco saquinhos (em tecido, costurados à mão e recheados de arroz, areia, pedrinhas ou grãos) que para jogar precisam ser espalhados sobre uma superfície.

Ao jogar um para cima, o jogador deve, na primeira rodada, recolher, um a um, todos os demais e não deixar o que foi jogado cair. Na segunda rodada, deve recolher dois a dois, e assim por diante. Se cair o jogado ao ar, o jogador passa a vez. Jogado sozinho ou em grupo, um dos objetivos é descobrir quem é mais rápido.